MOSTRA E DEBATE SOBRE CINEMA E DIVERSIDADE SEXUAL


17/11/2010

Nos dias 24 e 25 de novembro, às 19 horas, no auditório da Caasp (Rua Benjamin Constant, 75) a Comissão da Mulher Advogada da OAB SP e o Comitê sobre Diversidade Sexual e Combate à Homofobia, promovem " MOSTRA E DEBATE SOBRE CINEMA E DIVERSIDADE SEXUAL".

No primeiro dia (24/11), o evento terá a abertura com a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, Fabíola Marques, do coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP, Martim de Almeida Sampaio e da presidente do Comitê de Estudos sobre Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB SP, Adriana Galvão Moura Abílio.

Na sequência haverá a exibição do filme curta metragem “Os Sapatos de Aristeu”* – ganhador de 36 prêmios nacionais e internacionais, participou do maior Festival Clermont-Ferrand (maior festival de curta-metragens do mundo), pré selecionado para o Oscar 2010 como representante brasileiro. Após a exibição um debate contará com a participação de René Guerra, cineasta formado pela FAAP e diretor de cinema e teatro, Phedra D. Córdoba, atriz transexual cubana da Cia de Teatro “Os Satyros”, Irina Bacci, secretária geral da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

A programação do dia 25 de novembro conta também com a exibição de outro curta metragem, desta vez o filme “O Bailão”** – ganhador do prêmio de melhor filme no Festival de Recife e no Festival de Triunfo, escolhido pelo público no Festival de Curtas de São Paulo. O debate após a exibição contará com as participações do cineasta Marcelo Caetano e de Guilherme Maderia Dezem, juiz de Direito do Estado de São Paulo e professor do curso de graduação da Universidade Anhembi Morumbi.

Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou pacote de leite em pó integral (400g), para cada dia do evento.

*”Os Sapatos de Aristeu”
Diretor – Luiz Rene Guerra
Elenco – Berta Zemel, Denise Weimberg, Greta Star, Phedra D. Córdoba, Renato Turnes
Ano – 2008
Duração – 17 min
O corpo de uma travesti morta é preparado por outras travestis para o velório. A família, após receber o corpo, decide enterrá-lo como homem. Uma procissão de travestis então se encaminha para o velório para dizer adeus. Os sapatos são calçados. A morte é apenas uma janela.

** “O Bailão”
Diretor – Marcelo Caetano
Elenco – Armando Nunes, Cacá Munhoz, Ivan Santos, Mozá Pinho
Ano – 2009
Duração – 16 min
Retrata a memória de uma geração visitada por seus personagens. O cenário é o centro de uma grande cidade e o Bailão é o ponto de convergência dessas histórias