HOMENAGEM E POSSE DA COMISSÃO DE PERÍCIAS FORENSES


17/11/2010

O presidente da Comissão de Perícias Forenses da OAB SP, Norberto da Silva Gomes, receberá no dia 30 de novembro, às 10 horas, no 4 Batalhão de Infantaria Leve, a Medalha do Cinquentenário das Forças Internacionais de Paz da ONU, pelo trabalho desenvolvido e dedicado à vida militar, comprometimento com a sociedade paulista e culto à paz mundial.

 A Comissão de Perícias Forenses foi empossada pelo  presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso,  no dia 28 de outubro . No evento, o presidente   parabenizou os empossados, destacando que dada a competência e o compromisso já conhecidos daqueles que propuseram a criação desta nova Comissão, o projeto foi aceito pela direção da OAB SP. Para D´Urso, a importância do trabalho que será realizado se concretiza nas dificuldades que os operadores do direito enfrentam ao recorrentemente ter pela frente laudos e estudos técnicos, “todos aqueles que advogam e já tiveram uma ação de indenização, todos aqueles magistrados que já enfrentaram um laudo pericial, todos aqueles que tiveram uma ação criminal que dependia de um trabalho técnico feito por cientistas, certamente tiveram dificuldade em interpretar estes documentos”, completou D´Urso.

“Essa comissão estabelecida pela OAB SP é pioneira no Brasil”, destacou Norberto da Silva Gomes, que considera o trabalho que será desenvolvido de suma importância para o dia a dia da advocacia paulista, especialmente na área criminal, “tendo em vista a complexidade dos crimes que estão sendo praticados atualmente, há a necessidade do desenvolvimento técnico-científico do advogado também”, explicou. A Comissão de Estudos sobre Perícias Forenses da OAB SP não é formada apenas por advogados “apaixonados pela ciência criminal”, mas também por médicos legistas, psiquiatras, entomologistas forenses e um desembargador.

Mesmo antes de empossados, os componentes da comissão já haviam iniciado suas atividades, o que resultou na organização de dois eventos que trarão conhecimento para advogados e outros interessados que venham a participar. Um deles é a palestra “Medicina Legal no Estado de São Paulo – Passado, Presente e Futuro”, de Roberto Souza Camargo (Professor Livre Docente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP; Diretor Geral do Instituto Médico Legal de São Paulo), no dia 17 de novembro – mais informações no site www.oabsp.org.br ; sessão Cultura e Eventos.

Homenagem

O presidente da Comissão de Estudos sobre Perícias Forenses, Norberto da Silva Gomes, dedicou a posse ao presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, homenagem que Gomes prestou em reconhecimento às nobres atitudes de Canton Filho diante da necessidade de socorrer um colega advogado que passou por problemas de saúde durante o XXXIII Colégio de Presidentes de Subseções da OAB SP, em Atibaia. “Eu conheci o Canton, naquele exato momento, correndo de cima para baixo carregando um homem de mais de 140 quilos, acionando a UTI e nós salvamos o pai de uma criança”, relatou Gomes emocionado.

De forma singela, o presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, aceitou e agradeceu pela homenagem prestada, mas enfatizou, de maneira bastante modesta, que a atitude tomada por ele diante do episódio citado “foi o que qualquer pessoa de bem faria”. Canton Filho ainda retribuiu à homenagem declarando-se “muito feliz de ver o doutor Norberto ser escolhido mais uma vez para comandar uma das mais importantes comissões da OAB SP”.

Canton Filho aproveitou a ocasião para também render homenagens ao presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, afirmando que “quem conhecer o mínimo da história da nossa entidade de classe, seguramente no futuro se lembrará da Ordem como OAB SP antes e a OAB SP depois de D´Urso”, ressaltando o caráter de mudança positiva ao longo dos dois mandatos do atual presidente.