OAB SP RECEBE PRESIDENTE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DE PARIS


02/02/2011

Nesta quinta-feira (3/2), às 15h30, o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, receberá na sede da Seccional paulista, o presidente da Ordem dos Advogados de Paris, Jean Castelain. Integram, também, a comitiva francesa: Philippe Georgiades, diretor do Departamento de Relações Internacionais; Laurent Martinet, ex-secretário da Comissão Internacional da Ordem dos Advogados de Paris e Pierre Servan Schreiber, membro do Conselho e secretário da Comissão Internacional da Ordem dos Advogados de Paris. Pela OAB SP, também estará presente o conselheiro George Niaradi, presidente da Comissão de Relações Internacionais da Seccional.

 

 “ O estreitamento de relações entre a OAB SP e a Ordem dos Advogados de Paris ocorreu  durante as comemorações  do  Ano da França no Brasil, em que as duas instituições fortaleceram laços para organizar o Seminário Jurídico Franco-Brasileiro, realizado em outubro de 2009”, diz D’Urso, lembrando que no evento, diversas áreas do Direito tiveram estudos desenvolvidos com foco nos aspectos de relação bilateral, fato importante tendo em vista a internacionalização do Direito, cada vez maior e mais  complexa.

Na época, foi assinado um Termo de Cooperação, com o objetivo de aproximar as advocacias francesa e brasileira, uma necessidade na visão do presidente da OAB SP. Este acordo de cooperação também proporcionou oportunidade  para duas advogadas paulistas que foram selecionadas para  cursar a Escola de Formação do Barreau de Paris ,  no fim do ano passado e que  contou com a presença de profissionais de 34 nacionalidades diferentes.

O intercâmbio foi tratado pela Comissão de Relações Internacionais da OAB SP como uma via dupla, por que além de proporcionar aprendizado para os  advogados selecionados, “ a escolha criteriosa de profissionais capacitados viabilizou a chance de expor para escritórios de advocacia franceses  a capacidade e qualificação dos advogados paulistas, explica Niaradi.