CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE COMEMORA 28 ANOS


19/05/2011

O Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) comemorou em 2011 seu 28º aniversário. Entre os conselheiros do órgão, presidido pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, a mais antiga é a advogada Rosa Ramos, vice-presidente da Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente da OAB SP, membro há nove anos.

 

O órgão foi criado em 1983, por decreto do então governador Franco Montoro, simultaneamente ao processo de redemocratização do país. Discutiam-se na época questões ambientais como a grande poluição em Cubatão e na capital paulista, as ameaças à Mata Atlântica e o início de obras para construção de usinas nucleares na região que depois se transformou na Estação Ecológica da Juréia-Itatins.

 

Entre as atribuições do Consema, estão acompanhar e avaliar a política ambiental, além de estabelecer normas e padrões ambientais. Ao todo, o conselho tem 36 conselheiros, sendo 18 deles representantes de órgãos do Estado, e os outros 18, da sociedade civil organizada. Todos têm mandatos de dois anos. O secretário-executivo, Germano Seara Filho, está há 25 anos no cargo.

 

Representam a  OAB SP junto ao Consema,  o conselheiro Carlos Alberto Sanseverino, presidente da Comissão de Sustentatilidade e Meio Ambiente  da OAB SP e a advogada Rosa Ramos.