ADVOGADOS DE SÃO PAULO GANHAM DESCONTO DE ATÉ 30% EM CURSOS DE ALEMÃO NO INSTITUTO GOETHE


16/06/2011

A OAB SP, a CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) e o Instituto Goethe de São Paulo assinaram um convênio que propicia a advogados e estagiários de Direito inscritos na Ordem no Estado descontos de até 30% em cursos de alemão no instituto. A assinatura foi prestigiada pelo cônsul-adjunto da Alemanha, Ingo Andreas Müller.

Dois dados dão a dimensão e importância que a língua alemã tem atualmente: na Grande São Paulo se concentra o maior número de empresas alemãs fora da Alemanha , cerca de 800,  e o alemão é a língua com maior número de falantes na União Europeia.

“Essa parceria permitirá aos advogados e estagiários acesso ao aprendizado da língua alemã e uma aproximação com a rica cultura alemã, que resultarão em novas  oportunidades profissionais. O moderno Direito Penal hoje, por exemplo, está na Alemanha”, explica o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.

A OAB SP e a Caasp tem ainda convênios de ensino de línguas com a Aliança Francesa e a União Cultural Brasil-Estados Unidos. “Buscamos ajudar os advogados no desenvolvimento profissional. Aprender alemão também vai ao encontro de interesses acadêmicos, pois, para a pós-graduação stricto sensu, exige-se domínio de alemão, francês, inglês e italiano”, disse o presidente da Caasp, Fábio Romeu Canton Filho.

O diretor geral do Instituto Goethe em São Paulo, Wolfgang Bader, disse que facilitar o acesso ao aprendizado de idiomas é uma necessidade profissional. “Cada vez mais vivemos num mundo só, e o futuro depende de como nos entendemos. Qualquer um que trabalhe numa área como os advogados, ou no comércio internacional, tem que se abrir a línguas. As relações econômicas entre Brasil e Alemanha são muito fortes, e isso cria também a necessidade de advogados”, afirmou.

A parceria, no entanto, pode ir além dos descontos em cursos de alemão. Para o diretor de ensino do Instituto Goethe, Hans-Dieter Dräxler, a entidade quer fomentar o intercâmbio de advogados brasileiros e alemães. “A ideia é estabelecer um intercâmbio entre a OAB SP e uma entidade correspondente na Alemanha, em estadia para conhecer o sistema de Direito alemão”, disse.

O presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB SP, George Niaradi, afirmou também que logo será lançado um concurso para duas bolas integrais de cursos de alemão a jovens advogados ou estagiários de Direito. Para ele, a língua alemã e um pilar a ser construído na formação de qualquer advogado. “O Instituto Goethe é o instituto de ensino de alemão mais importante no Brasil, com todo um conjunto de informações da cultura alemã”, afirmou Niaradi.

Cursos no Instituto Goethe
Internsivos - 8 a 29 de julho
Matrículas - 4 e 5 de julho (8 às 13 h e 15h ás 20 h)

No segundo semestre , a partir de agosto até dezembro, há cursos extensivos e semi-intensivos em diversas datas e horários.
Informações (11) 3296-7000- www.goethe.de/saopaulo