ENCONTRO PAULISTA DE FUNDAÇÕES


02/08/2011

A Associação Paulista de Fundações (APF), com apoio institucional da OAB SP, por meio de sua Comissão de Direito do Terceiro Setor, realiza no dia 25 de agosto o 6º Encontro Paulista de Fundações, em São Paulo.

O tema do evento será “Formas de Fomento do Terceiro Setor – na Europa e no Brasil – Parcerias Públicas e Privadas”, com participação de representantes do terceiro setor brasileiros e europeus. O encontro terá quatro painéis temáticos e será aberto ás 8h30, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa.

Durante o evento, também será realizada a entrega do Prêmio Pedro Kassab 2011 – APF ao neurocientista Miguel Angelo Laporta Nicolelis, na categoria Pessoa Física, e ao Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP, em Bauru.

No primeiro painel, às 9h, o tema é “As perspectivas de financiamento das organizações do terceiro setor nacionais e internacionais”. Participam Maria Cecília Medeiros de Farias Kother, presidente emérita da Confederação Brasileira de Fundações, como mediadora; Maria de Lurdes Rodrigues, representante do Centro Português de Fundações; e Denise Dora, advogada e ex-coordenadora do programa de direitos humanos da Fundação Ford no Brasil, como palestrante.

O segundo painel, às 10h45, é sobre “Investimentos sociais internacionais”. O moderador será Sérgio Mindlin, sócio diretor da Ação Responsável; com os palestrantes Fernando Carrillo-Flórez, representante do Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID no Brasil) e Mauro Lopez Mendes de Azeredo, representante do Banco Mundial.

Às 14h30, o tema será “Investimentos sociais governamentais – PPP”. O moderador será o advogado Rubens Naves, com os palestrantes Vanialúcia Lins Souto, gerente de projetos da Unidade de PPP da assessoria econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; e Rogério de Faria Princhak, representante da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia e secretário executivo da Unidade de PPP.

O último painel, às 15h45, será sobre “Os financiamentos e os seus caminhos”. A advogada Flávia Regina de Souza Oliveira será a moderadora. Os palestrantes serão Ricardo S.S. Falcão, consultor em terceiro setor da ABCR/Kidpower Brasil; e Heloísa Helena Oliveira, administradora executiva da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

O encerramento será feito com a palestra “O papel dos entes representativos do terceiro setor – rumos do terceiro setor”. Participam da mesa o deputado federal Antonio Brito; Dora Silvia Cunha Bueno, presidente da APF e da Cebraf; e José Maria Chapina Alcazar, contador e empresário, presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP.

O encontro será realizado das 7h30 às 18h, no Hotel Novotel São Paulo Jaragua Convention, que fica na Rua Martins Fontes, 71, Centro. As inscrições devem ser feitas pelo site www.apf.org.br. Outras informações pelo telefone (11) 3237-3193.