PRÊMIO MARIA IMMACULADA SERÁ ENTREGUE NO DIA 14 DE SETEMBRO


30/08/2011

A Comissão da Mulher Advogada e o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP entregarão o prêmio “Maria Immaculada Xavier da Silva” no próximo dia 14 de setembro, às 19 horas, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100).

O prêmio é uma homenagem à primeira mulher bacharel em Direito inscrita na Seccional paulista da Ordem, em 1932. Maria Immaculada nasceu em 9 de setembro de 1900, em Piracicaba e frequentou o curso de graduação na Faculdade de Direito de São Paulo, concluído em 1925.

“Hoje, mais de 50% dos inscritos na OAB SP são mulheres e a primeira mulher inscrita nos quadros da Ordem trilhou esse caminho, possibilitando que hoje as mulheres ocupem seu espaço na nossa entidade”, ressaltou o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Fabíola Marques, “as mulheres agraciadas com o prêmio honram a participação feminina na área jurídica e mostram que a mulher é, em sua essência, batalhadora, conseguiu conquistar seu espaço na sociedade e hoje sabe do seu valor”.

Neste ano as premiadas serão: a escritora e feminista, Rose Marie Muraro,  a advogada Theodosina Rosário Ribeiro, primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, a advogada e reitora da FMU Labibi Elias Alves da Silva, a advogada e conselheira da OAB SP Helena Maria Diniz, a socióloga Eva Alterman Blay, a deputada estadual Célia Leão  a médica e empresária Yvonne Capuano.; a advogada e presidente da Comissão de Ação Social da OAB SP Maria Célia do Amaral Alves, a procuradora de Justça  Luiza Nagib Eluf.