CONSELHO DA OAB SP PRESTA HOMENAGEM AO MINISTRO ANTONIO CARLOS FERREIRA


30/08/2011

O ministro Antonio Carlos Ferreira, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), foi homenageado nesta segunda-feira (29/8) , às 11h30, na reunião do Conselho Seccional da OAB SP. Ferreira foi escolhido em abril pela presidente Dilma Rousseff para ocupar uma vaga na corte superior pelo quinto constitucional, representando a classe dos advogados.

“Trata-se de alguém que tem história na advocacia. Ocupou inclusive a chefia de departamento jurídico. Conhece a lida diária do que é  ser advogado militante. E, com essa história, passa a dar sua contribuição julgando e, mais uma vez, reforçando a importância desse instituto democrático que é o quinto constitucional, mecanismo que aperfeiçoa os julgados das cortes superiores”, disse o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.

Ferreira agradeceu o apoio da OAB SP à sua candidatura ao STJ e  ressaltou que  integrar  a Magistratura pelo quinto constitucional  é uma honra e uma responsabilidade imensa. “É ser identificado como um advogado da Seccional de São Paulo, que concentra quase a metade dos advogados brasileiros, com um quadro de profissionais de reconhecida competência, é uma responsabilidade muito grande”, disse Ferreira.

O ministro afirmou, ainda,  que sua visita serviu para renovar, perante a OAB SP seu compromisso de pautar sua atuação pela dignidade, pela independência, pela defesa do Estado Democrático de Direito e das prerrogativas dos advogados. Ferreira também afirmou que ainda busca um “equilíbrio” na nova função. “ É  difícil encontrar meu ponto de equilíbrio,  não sou mais advogado, mas também não posso ser um juiz comum. Sou um advogado momentaneamente investido de judicatura, pois futuramente vou retornar à advocacia”, afirmou o ministro Ferreira.