OAB SP E TJ-SP FIRMAM CONVÊNIO PARA VIABILIZAR CENTRAL FACILITADORA


19/09/2011

A OAB SP firmou com o Tribunal de Justiça de São Paulo nesta segunda-feira (19/9) , Termo de Convênio de Cooperação para criar uma Central Facilitadora para atuar nos Foros Digitais de São Paulo, destinada a digitalizar todas as petições em papel.

“Estamos buscando soluções no sentido de propiciar a inserção digital do advogado no processo eletrônico e facilitar ao máximo  essa passagem do papel para o virtual . Com essa Central Facilitadora  voltada ao advogado, inicialmente  implantada no Foro do Butantã e depois no Nossa Senhora do Ó e nos demais foros digitais do Estado, estaremos contribuindo para que o processo digital seja uma realidade”, afirmou o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Roberto Bedran, tem expectativa positiva sobre as Centrais Facilitadoras: “Com o suporte que a própria OAB SP está dando ao advogado será muito mais fácil a atualização nesse novo sistema eletrônico de processo. Este convênio significa que o Tribunal proverá a sala, o material e a Ordem prestará a assistência necessária ao advogado”, ressaltou.

Segundo  relatório do Conselho Nacional de Justiça, o Judiciário Bandeirante registrou no ano passado 1% de ações ajuizadas virtualmente. Para Marcos da Costa, vice-presidente da OAB SP e presidente da Comissão de Assuntos do Judiciário, “isso pode parecer pouco, mas não é se levarmos em conta o volume de processos de São Paulo, que totalizam quase 50% dos que tramitam no país. A informatização dos processo é mais fácil para o Tribunal que possui 1 milhão de autos do que  para aquele com 20 milhões de feitos”, ressalta Costa.

Estavam presentes à assinatura do Convênio o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Armando Toledo, a diretora adjunta da OAB SP, Tallulah Kobayashi Andrade  Carvalho e o presidente da Subsecção de Nossa Senhora do Ó, Rodolfo Ramer da Silva Aguiar.