OAB SP PROMOVE I CONGRESSO REGIONAL DE DIREITOS HUMANOS


22/11/2011

A Comissão de Direitos Humanos da OAB SP realiza no dia 26 de novembro, a partir das 8h30, no auditório da CAASP ( Rua Benjamin Constante, 75) o I Congresso Regional de Direitos Humanos . “ Esse é o primeiro de uma série de congressos regionais que promoveremos em todo o Estado para debater as principais temáticas envolvendo os direitos humanos hoje”, explica Martim de Almeida Sampaio, coordenador da Comissão.

Para o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, os direitos humanos constituem matéria fundamental para o exercício da advocacia:  “A luta pelos direitos humanos é o reconhecimento da busca pela  dignidade do ser humano, independente de  raça, etnia, gênero, idade, condição social. É ver cada cidadão como sujeito de direito, sendo que a defesa dos Direitos Humanos está entre as finalidades expressas da Ordem dos Advogados do Brasil”, afirma D´Urso.

O primeiro painel do Congresso será sobre  “Cultura, Democracia e Direitos Humanos, com apresentação do presidente do Instituto Norberto Bobbio – Cultura, Democracia e Direitos Humanos, Raymundo Magliano Filho, ex-membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e ex-presidente do Conselho de Administração Bovespa e ex-presidente do Instituto Bovespa de Responsabilidade Social e Ambiental.

No segundo painel, o desembargador Antônio Carlos Malheiros, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, coordenador da Infância e Juventude do TJ SP e professor universitário, falará sobre “Justiça para Todos”.

O terceiro painel irá debater o “Sistema Interamericano para Fortalecer os Direitos Humanos” e, no quarto painel, Cristiano Avilla Maronna, mestre e doutor em Direito Penal pela USP, especialista em Direito Penal pela Universidade de Salamanca e advogado em São Paulo, será o expositor do tema “Política de Drogas”.

A leitura da Carta São Paulo, que reunirá os principais pontos debatidos ao longo do I Congresso Regional de Direitos Humanos e proposituras irá encerrar o evento.

Dessa primeira edição do Congresso participam as Subesções de:Arujá, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Guarulhos, Ipiranga, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Itaquera, Jabaquara, Jundiaí, Lapa, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Nossa Senhora do Ó, Osasco, Penha de França, Pinheiros, Poá, Ribeirão Pires, Santa Isabel, Santana, Santo Amaro, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Miguel Paulista, Suzano, Taboão da Serra, Tatuapé e Vila Prudente.

Inscrições no prédio sede da OAB SP - Praça da Sé, 385 térreo ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou um pacote de leite em pó integral (400g).