MENSAGEM DIA DOS PROFESSORES


11/10/2011

EDUCAR SEMPRE

 

 

A palavra educador vem do latim educare e significa dirigir, conduzir, guiar. Já professor vem de professorar, ou seja, declarar publicamente uma convicção. Temos também a palavra mestre, do latim magister, diretor, chefe.

 

Mas tudo isso são apenas definições encontradas em dicionários. O real valor dessas palavras está nas salas de aulas. É ali que realmente percebemos a importância daqueles que se dedicam  a ensinar  e orientar , professorando sua convicção.

 

Nos primeiros anos da escola, naquelas salas barulhentas aprendemos os mais simples conceitos, encontramos nossos primeiros amigos e iniciamos nossa vida social, sempre sob o olhar atento dos professores, que estão ali para nortear nossas ações, mostrar como devemos nos comportar em um ambiente novo e, muitas vezes, estranho.

 

Os anos passam, crescemos e continuamos sendo guiados por mestres dedicados, cada vez mais especializados em seus conhecimentos, mas sempre dispostos a ultrapassar os limites do possível e entregar aos alunos bem mais do que os currículos escolares impõem.

 

Mas é quando enfrentamos os bancos universitários que realmente damos valor aos ensinamentos dos mestres. E quanto mais aprendermos, mais fácil é perceber a importância que tiveram, tem e terão em nossas vidas.

 

Por toda essa relevância dos professores, mestres e educadores é que devemos lutar para priorizar a educação no Brasil, porque nada é mais importante do que ela para fazer do nosso país uma verdadeira potência mundial. Sem educação de qualidade, e consequente valorização dos nossos  professores e mestres, nada pode ser feito.

Assim, neste dia, saudamos e agradecemos esses mestres que, como verdadeiros anjos, ensinam e nos guardam.

 

Luiz Flávio Borges D’Urso

Presidente da OAB SP