JOVENS ADVOGADOS E CONTABILISTAS FIRMAM PARCERIA


19/10/2011

A OAB SP firmou nessa terça-feira (18/10), acordo de cooperação mútua com o Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), para viabilizar ações de interesse comum, como participação em eventos, projetos e atividades.

 

A parceria foi assinada na sede do Sescon pelos presidentes da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, e de sua Comissão do Jovem Advogado, Gilberto Rodrigues Porto, e pelo presidente do Sescon, José Maria Chapina Alcazar, seu vice-presidente de Desenvolvimento, Sérgio Approbato Machado Júnior, e o presidente da Comissão do núcleo dos Jovens Empresários, Eduardo Serbaro Tostes.

 

 

“ O Sescon desse o início de nossa gestão tem sido um parceiro e nunca nos faltou nas grandes jornadas que caminhamos juntos. O objetivo dessa nova parceria visando os jovens é ressaltar que o futuro está em boas mãos e que o papel das instituições é trabalhar visando essa sinergia, essa renovação”, afirmou D´Urso, que lembrou que iniciou sua militância na política de classe no Núcleo Jovem da Associação Comercial, a convite do então presidente da entidade,  Guilherme Afif Domingues. D´Urso também ajudou a criar o Núcleo Jovem do IASP, o Conselho do Jovem Advogado da OAB SP, que chegou a ter mil integrantes, e a Comissão do Jovem Advogado, que contribuiu, segundo o presidente, para  a formação de grandes lideranças da advocacia, como presidente da Caasp, Fábio Romeu Canton Filho.

 

 José Maria Chapina ressaltou igualmente que a OAB SP tem sido uma parceira fiel e que sempre foi aliada do  Fórum Permanente do Empreendedor, que congrega dezenas de entidades no combate à alta carga tributária,  e que repousa nos  jovens  contabilistas e advogados  o futuro das duas entidades.

 

O  presidente do Conselho Federal da OAB , Ophir Cavalcante , que também prestigiou a assinatura do convênio,  ressaltou que independente do gênero ou da faixa etária,  o importante é ter compromisso  com a missão a cumprir. “ Quero deixar uma palavra de estímulo e crença na missão entre as profissões (advogados e contadores) .A OAB SP e  o Sescon-SP  são entidades muito mais fortes do que nós que estamos passando por elas. Portanto, esse passar o bastão é essencial para manter democraticamente a força da sociedade civil organizada”, disse Ophir.

 

Novos paradigmas

 

 Gilberto Porto afirmou estar emocionado com a parceira e que a mesma traz responsabilidade. Citou que os presidentes das duas entidades são exemplos a serem seguidos. “ O que buscamos nessa parceria é identificar tudo aquilo que um profissional complementa no outro. Um advogado tributarista se não conhece os postulados contábeis e não gosta de contabilidade deve  , no mínimo, deve ser amigo do contador. Essa é a proposta”, exemplificou o presidente da Comissão do Jovem Advogado.

 

Para Eduardo Serbaro Tostes , advogados e contadores devem estar alinhados e a parceria já vem dando resultados, com a realização de palestras. “ Quero agradecer a o incentivo, apoio e confiança nessa missão que temos pela frente”, disse.

 

O acordo tem previsão de durar dois anos, e pode ser renovado. Além dessa, a OAB SP já vem firmando diversas outras parcerias com o Sescon-SP, como a fechada em 2005, para realização de palestras, debates e seminários em cidades do Estado onde as entidades mantêm subsedes e subseções.

 

Também participaram da assinatura do convênio, além de diretores e conselheiros do Sescon-SP, a secretária-geral adjunta do Conselho Federal da OAB, Márcia Melaré; a diretora-adjunta da Ordem, Tallulah Carvalho  e o jornalista Gaudêncio Torquato, consultor de comunicação das duas entidades.