OAB SP RENOVA CERTIFICAÇÃO ISO 9001


25/10/2011

A OAB SP obteve , neste mês de outubro, a renovação da Certificação ISO 9001:2000 por mais um ciclo de três anos. O Sistema de Gestão da Qualidade atinge atualmente todos os Departamentos da Seccional e 154 das 224 Subsecções de todo o Estado. “ Isso abrange 96% da classe que recebe hoje um atendimento melhor e mais eficiente. As subsecções faltantes são aquelas com número menor de inscritos e serão certificadas no próximo ano, o último da atual gestão ”, ressalta o presidente da OAB SP, Luiz Flavio Borges D’Urso.

O auditor líder da empresa  certificadora Germanischer Lloyd , Nairson Oliveira, ao entregar o documento de certificação ao presidente D’Urso, parabenizou a Ordem pelo trabalho e comentou que ocorreu uma mudança de cultura entre os colaboradores, que vêm incorporando os desafios da organização e se desdobrando para atingí-los.

  O presidente D’Urso concordou com essa análise: “Certamente, passamos a verificar nos vários setores que ocorre  mais do  que a observância das regras, há essa mudança de cultura, pois independente da obrigatoriedade da regra, quando o resultado almejado  não é alcançado, surge uma inquietação no próprio funcionário, no responsável,  por não ter alcançado aquele objetivo, aquela meta do SGQ”, afirmou.

D’Urso também parabenizou a equipe  do Sistema de Gestão da Qualidade da Ordem. “ Vocês que nos orientam, auditam, direta ou indiretamente contribuíram para avançarmos. Todos estão de passagem, administração,  funcionários e colaboradores. Só a OAB SP não passa, é perene. Estamos dando uma contribuição para história da entidade e da advocacia, que é  irreversível”, ponderou.

O auditor lider propôs ao presidente  D´Urso novos desafios com a adoção do ISO 14.000 , do Sistema de Gestão Ambiental , e do ISO 26.000 de responsabilidade social, incorporando considerações socioambientais em suas atividades e decisões  e responsabilidade social em suas relações. Ele assegurou que o passo mais difícil a OAB SP já deu com  o ISO 9001.

A implantação do processo do ISO na OAB SP começou na primeira gestão D’Urso (2004/2006) por 6 grandes subsecções  e nas etapas seguintes integrou outros grupos de subsecções e departamentos da seccional. O anúncio da conquista dessa nova certificação será feito durante a XXXIV Colegio de Presidentes de Subsecções, em Atibaia.

 Participaram  da reunião:  Clemencia Wolthers, secretária-geral adjunta da OAB SP; Berilo Gonçalves de Oliveira, coordenador do SGQ; Horione Candido Mani, gerente de informática e funcionários do SGQ.