CONGRESSO SOBRE TRANSTORNOS MENTAIS E O AMBIENTE DE TRABALHO


22/11/2011

A Comissão de Direito do Trabalho da OAB SP promove o “Congresso sobre Transtornos Mentais e o Ambiente de Trabalho”, no dia 25 de novembro, a partir das 9h30, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1º andar).

O advogado Antonio José de Arruda Rebouças, coordenador da disciplina Legislação em Saúde dos Trabalhadores do curso de especialização em Medicina do Trabalho da Faculdade de Medicina da USP, será o presidente da mesa.

A primeira palestra será sobre “Patologias mais Frequentes – Caracterização, fatores desencadeantes e agravantes no ambiente de trabalho – Responsabilidades e consequências na saúde, no Direito e na sociedade”, que terá como expositor Júlio César Fontana Rosa, graduado em Medicina, especialista em Medicina do Trabalho, doutor em Ciências Médicas e professor doutor na Universidade de São Paulo. O mediador será o advogado Eli Alves da Silva, conselheiro seccional, presidente da Comissão de Direito Trabalhista da OAB SP. Para debater o tema estarão presentes o procurador regional do trabalho Raimundo Simão de Melo e a advogada Iara Alves Cordeiro Pacheco.

Às 12h30, José Roberto Montes Heloani, graduado em Direito, mestre em Administração, doutor em Psicologia, pós-doutor em Comunicação e livre-docente em Teoria das Organizações será o palestrante em “Assédio Moral e Organizacional”. A advogada Maria Leonor Poço, assessora jurídica da Secretaria de Saúde do Sindicato dos Bancários de São Paulo, será a mediadora e os debatedores serão a advogada Nádia Demoliner e o secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Walcir Previtale Bruno.

A partir das 15h45, a palestra será sobre “Nexo Casual e Nexo Técnico Epidemiológico”, com o procurador do trabalho do MPT da 2ª região Gustavo Filipe Barbosa Garcia, doutor e livre-docente em Direito pela USP. A mediadora será a advogada Ana Júlio Kachan e os debatedores serão Maria Maeno, graduada em Medicina e mestre em Saúde Pública, e o juiz de Direito Décio Luiz José Rodrigues.

Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou pacote de leite em pó integral (400g).