OAB SP PROPÕE EVENTO CONJUNTO COM A AIJA


30/11/2011

O vice-presidente da OAB SP, Marcos da Costa, recebeu recentemente a visita da presidente da International Association of Young Lawyers(Associação Internacional dos Jovens Advogados), Frans Duynstee à sede da OAB SP. A AIJA comemora em 2012 50 anos e Costa propôs a realização de um evento conjunto com a OAB SP para comemorar a data, já que o congresso anual da entidade , no ano que vem, será em Barcelona, Espanha.

 Marcos da Costa também explicou à presidente da AIJA  toda a estrutura da OAB SP, que reúne mais de 300 mil advogados inscritos,  quase a metade do total dos advogados brasileiros,  225 subsecções no Estado e mais de 1.100 pontos de atendimento ao advogado nas unidades forenses.

 

A  presidente agradeceu e se disse se sentir honrada por ser recebida e mostrou-se impressionada com o número de advogado inscritos em São Paulo, com a estrutura e dimensão da OB SP. Frans explicou que a AIJA reúne jovens advogados (até 45 anos) em todo o mundo, a maioria da Europa, Estados Unidos, América do Sul e África.

 

O tema do ensino jurídico também surgiu no encontro e foi motivo de novo espanto da presidente da AIJA,  que é finlandesa. Ela afirmou que no seu país há apenas 4 faculdades de Direito e impressionou-se com o fato de no  Brasil haver mais de mil faculdades de direito, sendo que  São Paulo totaliza mais de 200 cursos jurídicos.

 

“Queremos aumentar o número de membros brasileiros na AIJA e temos mais integrantes em São Paulo do que no Rio atualmente”, disse Frans, destacando que  todo mês  a AIJA realiza um seminário  em alguma parte do mundo e um congresso anual, para o qual as cidades se candidatam, a exemplo do que acontece na Copa do Mundo e Olimpíadas.

 

“Quem vai ao congresso da AIJA  pela primeira recebe a fitinha  ‘first time’ para indicar que é novato e todos os membros buscam   socializar e incluir o novo advogado no grupo. Na entidade, cresci como advogada  e pude trocar experiências. Vem sendo muito válido. E não somos só eloquentes, também nos divertimos”, comentou.

 

A secretária-geral adjunta da OAB SP, Clemencia Beatriz Wolthers, comentou que a AIJA e o CESA tem um grande entrosamento e destacou que Horácio Bernardes Neto, atual conselheiro seccional da OAB SP  e presidente da Comissão de Sociedade de Advogados, já presidiu as duas entidades.

 

Também estiveram presentes à reunião,  na qual a presidente da AIJA recebeu de Marcos da Costa uma Láurea de Homenagem: Carlos Roberto Fornes Mateucci, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP e representante da AIJA no Brasil; George Niaradi, presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB SP; Gilberto Porto, presidente da Comissão do Jovem Advogado e o conselheiro Rui Augusto Martins, além de advogados integrantes de várias comissões da OAB SP.