OAB SP ENTREGA MEDALHAS PARA A TROPA DE ELITE DA ADVOCACIA


21/12/2011

Em cerimônia realizada no salão nobre, a OAB SP entregou ao filho do advogado Raimundo Pascoal Barbosa, João Carlos Barbosa, a Medalha do mérito em defesa das prerrogativas profissionais dos advogados , que leva o nome de seu pai.

Raimundo Pascoal Barbosa presidiu a OAB SP nos anos de 1976/77 e era conhecido como o “Advogado dos Advogados”  porque fez ao longo da carreira a defesa das prerrogativas dos advogados. Tinha  grande credibilidade no Judiciário, foi  criminalista consagrado  e enfrentou o período  da Ditadura, defendendo a democracia, o direito de defesa e os presos políticos.  Nasceu em Itapipoca, no Ceará, (1921) , foi ex-combatente da FEB  (Força Expedicionária Brasileira) e formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em 1952, turma que teve como paraninfo  o professor Miguel Reale.

Os advogados Mário de Oliveira Filho, Sergei Cobra Arbex,  Cid Vieira de Souza Filho, Lívio Enescu e Luís Roberto Mastromauro, vice-presidentes da Comissão de Direitos e Prerrogativas, também receberam da OAB SP a Medalha de Ouro Raimundo Pascoal Barbosa de Defesa das Prerrogativas Profissionais dos Advogados. Membros da Comissão também foram homenageados, com a medalha de prata   na última quarta-feira (14/12).

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, disse que a medalha de ouro é entregue aos advogados que atuam na defesa das prerrogativas advocatícias  e as de prata aos que lideraram os colegas. D’Urso elogiou o trabalho de Antônio Ruiz Filho como presidente atual da Comissão de Direitos e Prerrogativas, chamada pelo dirigente da OAB SP de “eixo” da entidade, formada por uma “tropa de elite” de “abnegados” colegas que cumprem uma “sagrada missão”.