JUSTIÇA TRABALHISTA INAUGURA VARA DIGITAL E ORDEM PROPÕE CRIAÇÃO DE DUAS TURMAS


24/02/2012

No dia 27 de fevereiro, às 17 horas, será inaugurada a Vara Digital trabalhista do Arujá, a primeira do Estado de São Paulo. Segundo orientação do Tribunal Superior do Trabalho, a Justiça Trabalhista, deverá digitalizar 10% das Varas do Trabalho no Estado, 231 do TRT-2 ( 66 ainda não instaladas) e 153 Varas do TRT-15. Em consequência disso, o Tribunal está preparando uma Turma para receber e julgar os processos eletrônicos oriundos da Vara de Arujá.

 “ A OAB SP está propondo  que sejam instaladas, no mínimo, duas Turmas, para não prejudicar as possibilidades de distribuição dos processos, evitando que todos sejam julgados por uma única Turma”, diz Eli Alves da Silva, conselheiro e presidente da Comissão de Direito Trabalhista da OAB SP.

 De acordo com o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´ Urso, o  projeto de inserção digital dos advogados  é prioridade de sua gestão. “ É  fundamental que a Ordem reúna condições para fazer com que o advogado seja inserido no meio digital e possa dominar todas as etapas do processo eletrônico, com promoção de cursos, aquisição de equipamentos e certificação digital”, afirma D´Urso.

O  vice-presidente da OAB SP e presidente da Comissão Especial de Assuntos do Poder Judiciário, Marcos da Costa,   ressalta que a OAB SP vem dialogando com a Justiça Trabalhista sobre a informatização há anos e  dará todo suporte aos advogados trabalhistas que desejarem migrar do processo físico para o eletrônico. “Certamente, o processo eletrônico representa uma Justiça mais rápida, eficaz e acessível para o jurisdicionado e a Advocacia vem se preparando para essa mudança”, comentou.

Segundo o TRT-2, a Vara digital deve desafogar as nove varas do trabalho de Guarulhos, cuja movimentação processual é uma das maiores da 2ª Região (São Paulo), sendo que no ano passado recebeu mais de 19 mil processos, incluindo ações provenientes dos municípios de Arujá e Santa Isabel.