IASP PROMOVE NOITE DE AUTÓGRAFOS


18/04/2012

O Instituto de Advogados de São Paulo (IASP) realiza no próximo dia 25 de abril, às 19h, uma sessão de autógrafos da presidente da Comissão de Direito de Família do IASP, Regina Beatriz Tavares da Silva, dos livros Divórcio e Separação após a EC 66/2010; Código Civil Comentado (coordenado pela advogada e que reúne dez renomados juristas) e Curso de Direito Civil (clássico de Washington de Barros Monteiro, atualizado por Ana Cristina de Barros Monteiro França Pinto, Carlos Alberto Dabus Maluf, além da própria Regina Beatriz Tavares da Silva). Todos os livros são publicados pela Editora Saraiva.

 

A sede do IASP fica na Rua Líbero Badaró, 377, 26º andar, no Centro de São Paulo. O telefone de contato para mais informações é (11) 3106-8015 e o e-mail é cultural@iasp.org.br.

 

Seguem abaixo resenhas das edições 2012:

Divórcio e Separação após a EC 66/2010: Esta obra, de autoria de Regina Beatriz Tavares da Silva, publicada pela Editora Saraiva, traz uma análise completa das alterações realizadas pela Emenda Constitucional n. 66/2010 (emenda do divórcio). Qual é o melhor caminho para defender os direitos daqueles que não querem ou não podem mais manter o casamento? Qual o destino dos processos em andamento? Quem descumpre dever conjugal fixa sujeito à perda da pensão alimentícia? Como entender, na prática, a Emenda do Divórcio? Para essas, dentre outras perguntas, são encontradas as respostas neste livro, com apoio na jurisprudência dos nossos tribunais.

 

Código Civil Comentado, coordenado por Regina Beatriz Tavares da Silva e publicado pela Editora Saraiva, reúne dez renomados juristas, que examinam minuciosamente os 2.046 artigos, apresentando, nesta 8ª edição, as recentes alterações da legislação civil, com sua interpretação nos planos constitucional e infraconstitucional. Esta obra é dividida nos seguintes tópicos, o que facilita sua consulta: Histórico Legislativo, Doutrina, Enunciados das Jornadas do Conselho da Justiça Federal, Súmulas, Julgados e Direito Projetado. Esta obra contempla também a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro e contém índice alfabético remissivo.

 

 

Curso de Direito Civil: clássico de Washington de Barros Monteiro, publicado pela Editora Saraiva, atualizado por Ana Cristina de Barros Monteiro França Pinto, Carlos Alberto Dabus Maluf e Regina Beatriz Tavares da Silva. É um dos maiores clássicos da literatura jurídica contemporânea. Está totalmente atualizado, com novas edições, em 2012, dos volumes 1 ao 5. A magnitude desta obra consiste em ser tão didática quanto informativa.

 

O volume 1 – Parte Geral – atualizado por Ana Cristina de Barros Monteiro França Pinto (44ª ed), encontra-se atualizado de acordo com as mais recentes inovações do Direito de Família, sendo examinados temas como a integração da norma jurídica, as pessoas naturais, o nome, as pessoas jurídicas, os bens, os fatos e atos jurídicos, a coação, a simulação, a fraude contra credores, as nulidades, os atos ilícitos e a prescrição.

O volume 2 – Direito de Família – atualizado por Regina Beatriz Tavares da Silva (42ª ed), encontra-se atualizado de acordo com as mais recentes inovações do Direito de Família, examinando temas como o casamento, sua dissolução e a Emenda Constitucional do Divórcio, a união estável hetero e homoafetiva e suas diferenças de outras relações que não constituem entidades familiares, os direitos e deveres do marido e da mulher e as consequências de seu descumprimento, o regime de bens entre os cônjuges, a filiação, inclusive no plano da socioafetividade, a guarda compartilhada, a alienação parental, a adoção, o poder familiar, a pensão alimentícia, a lei de combate à violência doméstica, a tutela, a curatela e o bem de família.

O volume 3 – Direito das Coisas – atualizado por Carlos Alberto Dabus Maluf (42ª ed) encontra-se atualizado de acordo com as mais recentes inovações do Direito Civil, examinando temas como os direitos reais e pessoais, a posse, a propriedade, superfície, enfiteuse, servidões, usufruto, uso, habitação, penhor, anticrese, hipoteca, registro de imóveis e direitos autorais.

O volume 4 – Direito das Obrigações 1ª parte – atualizado por Carlos Alberto Dabus Maluf (37ª ed), encontra-se atualizado de acordo com as mais recentes inovações do Direito Civil, examinando as modalidades das obrigações, os conceitos, as fontes, as classificações, a transmissão das obrigações, o adimplemento, a extinção das obrigações e o inadimplemento das obrigações. 

O volume 5 – Direito das Obrigações 2ª parte, atualizado por Regina Beatriz Tavares da Silva (39ª ed), encontra-se atualizado de acordo com as mais recentes inovações do Direito Civil e analisa os contratos, as declarações unilaterais da vontade, as obrigações por atos ilícitos, as estipulações em favor de terceiro, os vícios redibitórios, os contratos preliminares e aleatórios, as várias espécies de contratos, como a compra e venda, a locação, o empréstimo e o mútuo, a prestação de serviço e a empreitada, o depósito, o mandato, a comissão, a agência e distribuição, a corretagem, o transporte, o seguro a fiança, o compromisso, a edição, os contratos bancários, de arrendamento mercantil, o factoring, o contrato de franquia ou franchising, o contrato de risco ou joint venture, de transferência de tecnologia, de projetos industriais, de comercialização de programas de computador, os atos unilaterais da vontade e a responsabilidade civil, em que, dentre outros temas, é examinada a obrigação de indenizar, por meio das teorias subjetiva e objetiva, os efeitos na esfera cível da decisão proferida no juízo criminal, a responsabilidade por ato de pessoa e fato de animal e de coisa, os critérios de fixação da indenização de danos materiais e morais e o dano estético.

O volume 6 – Direito das Sucessões, atualizado por Ana Cristina de Barros Monteiro França Pinto (37ª ed), aborda temas como a transmissão da herança, a ordem da vocação hereditária, a sucessão do cônjuge e do companheiro, os herdeiros necessários, a sucessão testamentária, os codicilos, os legados, a deserdação, o inventário, a partilha, a colação, o pagamento das dívidas e a nulidade da partilha.