D´URSO RECEBE AGRADECIMENTO POR LUTA EM FAVOR DE NOVO FÓRUM NA LAPA
25/04/2012
“A Ordem abraçou essa luta por um novo Fórum no bairro da Lapa porque não é possível continuar como está. Mesmo porque, em janeiro do ano passado, a prefeitura cedeu um terreno para que fosse construído o novo fórum. A construção é fundamental para que os processos tenham a tramitação dentro de um tempo adequado e que o cidadão que tem os seus interesses envolvidos em um litígio, em um processo, possa ter a decisão da Justiça, um atendimento digno. Agora continuamos as tratativas com a Secretaria da Justiça e o Tribunal de Justiça para que a edificação seja concretizada”, afirmou D´Urso.
O atual prédio do Fórum da Lapa está saturado e não tem estrutura para atender cerca de 1.500 pessoas que transitam diariamente por suas dependências, assim como não dispõe de atendimento especial para idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais, não existem banheiros em número suficientes e em condições de uso, as salas apresentam infiltração de água, o telhado tem vazamento, não há água potável para os usuários, não há sistema de hidrantes e sinalização de emergência, ou seja, a edificação é considerada irregular pelo Corpo de Bombeiros, além de faltar bancos para a população e locais adequados para arquivar processos. A Vara da Infância e Juventude ocupa o segundo andar de um prédio comercial acessível somente por escadas.
Em 2010, foram distribuídos 27 mil no Fórum da Lapa, segundo o TJ-SP. A construção do novo fórum é da competência da Secretária Estadual de Justiça e Cidadania.
O Fórum Regional da Lapa não se encontra em situação ainda mais precária porque muitos processos foram transferidos para o Fórum digital da Freguesia do Ó.