MISSA A SANTO IVO SERÁ CELEBRADA HOJE POR DOM ODILO SCHERER


21/05/2012

Este ano, a Missa em louvor a Santo Ivo, padroeiro dos advogados - promovida pela OAB SP, a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) - será celebrada pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer. A cerimônia acontecerá no dia 21 de maio, às 19 horas, na igreja que leva o nome do santo, no Largo da Batalha, 189, bairro do Ibirapuera. Também participará a União dos Juristas Católicos, presidida por Ives Gandra da Silva Martins.

“A homenagem ao Santo Ivo, nosso padroeiro, é um momento para os advogados católicos renovarem sua fé e aproveitarem a oportunidade para uma confraternização”, pondera  o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.

O vice-presidente da Seccional Paulista da Ordem, Marcos da Costa, ressalta  que o exemplo de Santo Ivo deve ser seguido por todos os advogados. “Ao longo de sua vida promoveu um trabalho solidário e o compromissado com a defesa dos carentes”, afirmou Costa.

Quem foi Santo Ivo

Santo Ivo nasceu em 1253, na Bretanha, região da França. Em 1267, ingressou na Universidade de Paris, onde graduou-se em Direito Civil, em 1277. Em Orléans, estudou Direito Canônico, e mais tarde, ordenado sacerdote, foi designado “oficial” (juiz eclesiástico) da arquidiocese de Rennes quando retornou à Bretanha.

Foi ordenado frade franciscano e em 1284 foi ordenado “oficial” pelo bispo de Tréguier. Chamado “advogado dos pobres”, Santo Ivo era considerado imparcial em seus juízos, zeloso com seus deveres e conhecido por sua retidão. Resistia às injustas taxações do rei, considerando-as uma invasão aos direitos da Igreja.

Em 1285, foi designado para a paróquia de Trendrez, e oito anos depois, para Louanne, onde morreu no dia 19 de maio de 1303. Foi enterrado em Tréguier e canonizado em 1347 pelo papa Clemente VI.

Informações sobre a missa pelo telefone (11) 3291-8190.