PALESTRAS DA ÚLTIMA SEMANA DE MAIO


25/05/2012

Nesta semana, o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP irá apresentar palestras sobre eleições, crimes contra idosos, liberdade religiosa, e marco regulatório, entre outras. Os eventos acontecem na sede da Ordem (Praça da Sé, 385). A palestra sobre prerrogativas será realizada no Complexo Judiciário Ministro Mário Magalhães (Avenida Doutor Abraão Ribeiro, 313). O congresso sobre liberdade religiosa será no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100, 8º andar) e o seminário sobre psiquiatria forense acontecerá na Associação Paulista de Medicina (Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 278). Os interessados devem fazer a inscrição na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou um pacote de leite em pó integral (400g).

 

 

Segunda-feira (28/5)

 

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove a palestra “Aspectos Polêmicos dos Crimes Sexuais”, às 19 horas. O expositor será o deputado estadual Fernando Capez, procurador de Justiça licenciado, professor de Direito Penal e Processo Penal.

 

 

Às 19 horas, os advogados David Waltenberg e Gustavo Mano Gonçalves, presidente da Comissão de Gás Natural e Biocombustíveis da OAB SP, serão os palestrantes em “Marco Regulatório e Renovação de Concessões”. A promoção é da Comissão de Direito de Energia da OAB SP.

 

 

 

 

Terça-feira (29/5)

 

A Comissão Especial de Direito Eletrônico e de Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP promove a sessão solene de lançamento da nova edição, revisada e ampliada, da Cartilha de Uso Seguro da Internet para Toda a Família, a partir das 9 horas. O presidente da Comissão, Coriolano Aurélio de Almeida Camargo, e o perito Fernando de Pinho Barreira, farão a abertura do evento, que homenageará a advogada Juliana Abrusio Florêncio e terá com convidado de honra o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto.

 

 

Às 19 horas, o advogado Silvio Salata, presidente da Comissão de Estudos Eleitorais e Valorização do Voto da OAB SP, será o expositor em “Eleições 2012 e a Lie da Ficha Limpa”. A promoção é do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.

 

 

 

Quarta-feira (30/5)

 

 

A partir das 9h30, o delegado de Polícia José Eduardo Ferreira Ielo, titular da Segunda Delegacia de Proteção ao Idoso, será o palestrante em “Prevenção e Repressão aos Crimes contra Idosos”. A promoção é das Comissões de Segurança Pública da e de Direitos dos Advogados Idosos.

 

 

Às 16h30, o advogado criminalista Mário de Oliveira Filho, presidente da Comissão de Acompanhamento de Inquéritos dos Advogados Vítimas de Homicídio da OAB SP, será o expositor em “Prerrogativas Profissionais e seu Alcance no Processo Penal”. Promoção do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.

 

 

Às 19 horas, será entregue o prêmio Franz de Castro de Direitos Humanos da OAB SP para a presidente do Comitê sobre a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres, organismo da ONU, Silvia Pimentel. O presidente do hospital Albert Einstein e o Centro de Justiça e Direito Internacional (Cejil) receberão menção honrosa. Promoção da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP.

 

 

 

Quinta-feira (31/5)

 

A Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB SP promove a “II Congresso Estadual de Direito e Liberdade Religiosa da OAB SP”, a partir das 8h30. O evento irá debater o ensino religioso nas escolas, dias de guarda e dignidade da pessoa humana. Entre os palestrantes estão Maurício Scheinman, conselheiro seccional e membro efetivo das Comissões de Direitos Humanos e de Liberdade Religiosa da OAB SP; Fernanda de Cássia Rodrigues Pimenta, advogada; e Francisco Giordani, desembargador.

 

 

Às 19 horas, o advogado Victor Hugo Nazário Stuchi será o expositor em “Aviso Prévio – Efeitos da Nova regulamentação”. A promoção é do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.

 

 

 

 

Sexta-feira (1/6)

 

A Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia realiza o congresso “Os Novos Desafios do Direito Eletrônico – Engenharia social e inteligência cibernética”, a partir das 8h50.  O presidente da comissão, Coriolano Aurélio de Almeida Camargo e os advogados Sandra Vilela e Vinícius Cosso farão a abertura do evento. Entre os temas debatidos estarão crimes eletrônicos, redes sociais, liberdade de expressão na internet e segurança cibernética, com participação dos advogados Renato Leite Monteiro e Gizele Tuzzi, do perito em Forense Digital Erasmo Ribeiro Guimarães Júnior e do delegado da Polícia Civil Emerson Wendt, entre outros.

 

 

Às 20 horas, o desembargador Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva será o palestrante em “Teorias Criminológicas Contemporâneas”, no seminário “Aspectos Atuais da Psiquiatria Forense”, que terá continuidade no dia 2.

 

 

 

 

Sábado (2/6)

 

A partir das 9 horas, tem continuidade o seminário “Aspectos Atuais da Psiquiatria Forense” com a participação de José Eduardo Milori Cosentino, Guido Palomba, Quirino Cordeiro Júnior e Luiz Carlos Aiex Alves, que debaterão uso de drogas, dilemas da perícia, psicopatia e conceito de periculosidade.

 

 

Às 14h30, o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP apresenta o filme “Olhos Pasmados” e após a exibição haverá debate com a abertura do diretor do Departamento, Umberto D´Urso; com o presidente da Comissão de Direitos Infanto-juvenis, Ricardo de Moraes Cabezón. Os debatedores serão Daniel Campos de Carvalho, José Augusto Altran, Juliana Vieira Saraiva de Medeiros e Thaís Aparecida Soares.