INAUGURADO CONSELHO E COORDENADORIA DE PRERROGATIVAS DE TAUBATÉ


29/05/2012

O vice-presidente da OAB SP, Marcos da Costa , inaugurou e deu posse ao Conselho e Coordenadoria de Prerrogativas de Taubaté, na última sexta-feira (25/5).“Este é um momento histórico. As prerrogativas profissionais constituem a base de sustentação do direito de defesa e a escolha de Taubaté se deu pela sua importância na região, grandeza de sua advocacia e liderança que se tornou referência no Estado. A Coordenadoria Regional será a linha de frente, propiciando suporte, e o Conselho, por conhecer os colegas e as autoridades judiciárias locais, poderá julgar as violações das prerrogativas profissionais melhor e mais rapidamente”, afirmou Costa, depois de ler as portarias que designaram presidentes e membros do Conselho e Coordenadoria. Marcos da Costa também fez referência ao trabalho de lideranças locais, caso de Paulo de Paula Rosa , presidente da 16 Turma do TED, e do ex-conselheiro seccional José Tarciso de Oliveira Rosa.

 Para o presidente da Subsecção de Taubaté Aloisio de Fátima Nobre de Jesus, a inauguração não foca só um espaço físico, “é um novo tempo das relações entre advogados e autoridades". Segundo o presidente de Taubaté, o Conselho e Coordenadoria não serão um espaço de vindita, mas de atuação dos advogados livres de amarras. Para Aloisio, grande parte do mérito da inauguração  é do vice-presidente Marcos da Costa, que entendeu que a descentralização das prerrogativas daria mais apoio aos colegas. Aloisio também inseriu como prerrogativas profissionais, os recortes gratuitos do Diário Oficial, proposto por Marcos da Costa e implantado  durante a primeira gestão D´Urso.

O presidente da Subsecção de São Sebastião, Cesar Arnaldo Zimmer, apontou que o mérito da constituição do Conselho e Coordenadoria de Prerrogativas de Taubaté  pertencia também aos presidentes e conselheiros da região, que antecederam os atuais dirigentes. “É o resultado do trabalho de todos. Equivale a dar respostas mais céleres quando o advogado tiver suas prerrogativas violadas”, afirmou. 

O conselheiro Arlei Rodrigues - que presidirá o Conselho de Prerrogativas, responsável pela decisão de concessão dos desagravos - fez referência ao trabalho desenvolvido pelo Colégio de Presidente do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, que considera um dos mais fortes do Estado e que a inauguração era o pedacinho de um sonho dos fundadores do Colégio. “A regional de prerrogativas propiciará  que o diálogo seja mais próximo e aberto entre advogados e autoridades”, disse.  

Paulo Alexandre,  que presidirá a Coordenadoria de Prerrogativas, afirmou que  cada subsecção terá dois representantes do novo órgão, que oferecerá apoio logístico. “Era uma necessidade dos advogados do Vale, porque quando acontecia uma violação era preciso dar esse apoio imediato e só era possível contar com o presidente da Subsecção, que é um só. A tarefa de defesa das prerrogativas profissionais não é fácil, mas dá prazer aos advogados. Podem contar comigo”, ressaltou. 

O conselheiro Antonio Ruiz Filho citou que a luta pelas prerrogativas profissionais é árdua, mas importante para advocacia e  que é preciso conceder Desagravos aos advogados ofendidos em suas prerrogativas profissionais. Destacou que a Seccional Paulista, a Diretoria da Ordem e a presidência da Comissão de Prerrogativas estão de portas abertas a todos.

Para a conselheira seccional da região,  Yara Batista de Medeiros, as  escolhas de Arlei Rodrigues e Paulo Alexandre são positivas porque ambos possuem experiência, já foram presidentes de Subsecções e podem fazer adequadamente a defesa dos advogados do Vale do Paraíba, principalmente quanto ao “ trato com juízes e a questão do ingresso de advogados em unidade prisionais da região”.