OAB SP LAMENTA MORTE DE RITSUKO TOMIOKA


01/06/2012

A OAB SP comunica, com pesar, o falecimento da advogada trabalhista RITSUKO TOMIOKA, na última quinta-feira (31/5), durante a festa de despedida do desembargador trabalhista Carlos Francisco Berardo. O Velório está sendo realizado nesta sexta-feira (01/06) na Beneficência Portuguesa ( Av. Maestro Cardim, 809 - sala 01 - fone 3505-2008). O Sepultamento será nesta sexta-feira, no Cemitério da Vila Mariana, às 14 horas ( Av. Lacerda Franco, 2012 - fone 5083-1837).

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, encaminhou condolências à família e lembrou que Ritsuko Tomioka foi uma das mais atuantes advogadas da área trabalhista, tendo prestado relevantes serviços à classe, inclusive na Escola Superior de Advocacia da OAB SP. “ A Advocacia está em luto, porque RitsukoTomioka era uma inovadora,  que abriu caminho para gerações de advogadas e advogados com seu exemplo”, disse. 

Para o vice-presidente da OAB SP e presidente da Comissão de Assuntos do Judiciário, Marcos da Costa, Ritsuko Tomioka era uma profissional de grande dinamismo. “Seu entusiasmo contaminava a todos e este ano iria receber uma merecida homenagem pelo jubileu de ouro como formanda da turma de 1962 da Faculdade de Direto da Universidade de São Paulo. Certamente, faremos uma homenagem póstuma”, ressaltou.

O vice-presidente da CAASP, Arnor Gomes da Silva Júnior, disse que Ritsuko Tomioka foi um “ícone da advocacia trabalhista e uma figura histórica dessa justiça especializada. Era querida por todos, indistintamente – juízes, serventuários e, principalmente, advogados. Perdi uma grande amiga, que foi colaboradora e relatora da Câmara de Análise de Benefícios da CAASP”, afirmou.

De acordo com  Eli Alves da Silva, presidente da Comissão de Direito Trabalhista da OAB SP, foi uma perda lamentável para a advocacia trabalhista." Ela era uma advogada efetivamente militante no dia-a-dia, muito respeitada pelos colegas e pela magistratura devido sua seriedade no exercício profissional, bem como no trato com todos os operadores do direito e serventuários da justiça", destacou. 

 O conselheiro Lívio Enescu, que também milita na Justiça Trabalhista, destaca também o perfil pioneiro de Ritsuko Tomioka: “Foi a primeira advogada de origem oriental a atuar na justiça trabalhista. Teve uma trajetória brilhante  na Advocacia, na OAB SP e na Associação dos Advogados Trabalhistas  de São Paulo. Nunca deixou de frequentar os balcões da justiça trabalhista, sempre puxando uma mala cheia de processos. Inspirou gerações de advogados”, disse.