OAB SP LANÇA CAMPANHA DE PROMOÇÃO À LIBERDADE RELIGIOSA


05/06/2012

A presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB SP, Damaris Dias Moura Kuo, lançou a “Campanha de Promoção à Liberdade Religiosa”, durante o “II Congresso Estadual de Direito e Liberdade Religiosa”, que aconteceu nesta quinta-feira (31/5), no Salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo e foi promovido pela mesma comissão.

“Quisemos lançar uma campanha de promoção à liberdade religiosa e não uma de combate à discriminação. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), em dez países não existe liberdade religiosa. Outros 30 restringem essa liberdade. Aqui temos liberdade, mas precisamos ficar atentos”, afirmou Damaris.

 

 

O vice-presidente Marcos da Costa afirmou que a liberdade religiosa precisa ser colocada em pauta e debatida intensamente.

“Esses temas controversos devem ser discutidos, colocados em pauta, para que a sociedade perceba que só o respeito às decisões e escolhas do próximo pode nos levar à verdadeira democracia”, disse Costa.

 

Para lançar a campanha, a presidenta mostrou o cartaz confeccionado e que será distribuído em todas as subsecções da OAB SP do Estado. Com uma foto de um vitral, o cartaz traz a frase: As religiões podem ser diferentes, mas o respeito deve ser igual. “A OAB SP defende essa causa”.

 

O debate contou com a participação da professora Viviane Cristina Cândido, doutora em Ciências da Religião pela PUC SP; do reitor da Universidade Adventista de São Paulo, Euler Pereira Bahia; do vereador Paulo Frange;da advogada Fernanda Cássia Rodrigues, coordenadora da Coordenadoria de Direito Educacional da Comissão do Jovem Advogado da OAB SP; da advogada Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, vice-presidente da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania; e do advogado Diogo Rossetti Cleto, entre outros.

 

Entre os temas debatidos estiveram ensino religioso em escolas públicas, dias de guarda religiosa, liberdade religiosa e dignidade da pessoa humana.