COMITIVA DE PIRACICABA PEDE DESMEMBRAMENTO DE CARTÓRIO


06/06/2012

O vice-presidente da OAB SP e presidente da Comissão de Assuntos do Judiciário da entidade, Marcos da Costa, acompanhou nesta quinta-feira (31/5) a diretoria da Subseção de Piracicaba ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), onde foram recebidos pelo juiz assessor da presidência da corte, João Baptista Galhardo Júnior. Também participou da reunião o secretário adjunto de Justiça e Defesa da Cidadania, Fabiano Marques de Paula.

 

“A diretoria da OAB de Piracicaba tem nosso apoio na busca uma solução para a Vara de Família da cidade, que está sobrecarregada”, afirmou Marcos da Costa. Participaram da visita o presidente e o vice-presidente da Subseção de Piracicaba, respectivamente Odinei Roque Assarisse e Max Fernando Pavanello.

 

De acordo com Assarisse, a principal reivindicação  dos advogados de Piracicaba é o desmembramento do cartório único que atende as três varas judiciais da cidade. “Isso gera filas de advogados, e de partes também. Causa uma demora no atendimento de balcão”, afirmou o presidente da Subseção. A espera para ser atendido leva de 40 minutos a uma hora, segundo o vice-presidente da Subseção. “ Chega a ser uma questão subjetiva, se o advogado tem 3 processos em três cartórios e leva esse tempo é mais tolerável . Se ficar 40 minuto na mês vara parecer uma eternidade”, disse Pavanello.

 

Os diretores da  OAB de Piracicaba entregaram ao juiz assessor do TJ-SP abaixo-assinado, pedindo o desmembramento, que recebeu cerca de 300 assinaturas de advogados que militam na área de família.  Segundo o juiz Galhardo , o  Tribunal irá ouvir os juízes da comarca sobre o possível desmembramento  do cartório, que só pode ser viabilizado com divisão de funcionários , já que esbarra no viés orçamentário.