COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DE ASSIS LEMBRA HISTÓRIA DE LUTAS DA ORDEM


25/06/2012

A Subsecção de Assis comemorou com um jantar para 400 pessoas os 80 anos de sua fundação, na última quinta-feira (21/06) , na Loja Maçônica Ordem e Justiça.


O presidente da Subsecção de Assis, Ricardo Hiroshi Botelho Yoshino, discursou, lembrando que a   27 Subsecção foi criada alguns meses depois da Seccional da OAB SP. “Hoje é um dia especial, dia de festa. A Ordem muito representou para a democracia no Brasil, para o Estado Democrático de Direito; hoje é dia de alegria para a Subsecção de Assis, porque desde sua instituição vem  atuando dentro de padrões éticos, políticos e institucionais, fazendo valer direitos e prerrogativas, sempre com vistas a manter a legalidade”, disse.

Destacou que a partir da década de 60, com o regime de exceção, a Ordem passou a ser o respiradouro da sociedade brasileira, sendo grande a sua influência nos direitos humanos e sociais. Ressaltou que mais recentemente atuou em episódios mais importantes no Brasil, como diretas-já, ética na política, impeachment de Collor e, mais recentemente, aplicação da Lei da Ficha Limpa. “Durante sua existência a 27ª Subsecção sempre serviu de arrimo para pleitos sociais e citou os nomes de ex-presidentes de Assis, que foram homenageados. Por tudo isso, tenho orgulho de ser advogado, de pertencer a essa instituição, do comprometimento com a justiça e a liberdade, enfim com o povo de Assis”, afirmou.

O presidente em exercício, Marcos da Costa, comunicou que decidiu constituir a Comissão da Verdade da OAB SP. “Não há grandes registros desse passado heróico da advocacia de São Paulo, principalmente desse período da ditadura, onde a advocacia foi a ponta de lança da cidadania, lutando para que direitos fossem respeitados e a democracia restabelecida. Institui a nossa Comissão da Verdade, formada por advogados e advogadas militantes desse período”, comentou.

Costa encerrou o discurso de forma inflamada: “Estamos aqui hoje neste momento especial, de voltar a Assis, em nome dos 350 mil advogados de São Paulo, do Conselho Seccional, para parabenizar a força da advocacia de Assis, que comemora 80 anos.  E quando a advocacia está em festa, a cidadania também esta”.

Participaram da cerimônia: o vice-presidente da CAASP, Arnor Gomes da Silva Júnior; o diretor secretário-geral da CAASP, Sergei Cobra Arbex; o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Antonio Ruiz Filho; Aleksander Zakimi, presidente da Comissão do Acadêmico de Direito e Luis Roberto Mastromauro, vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, entre outras autoridades.

Foram homenageados os ex-presidentes da Subsecção

LUIS ÁLVARO GONÇALVES – Gestão 1969-1970;

 OSWALDO PIPOLO – Gestão 1979 a 1981;

 CARLOS PINHEIRO - Gestão 1981-1983, Gestões entre 1991 e 1995, Gestão 1998-2000 e Gestão 2004-2006;

 HUMBERTO ARANTES DE CARVALHO – Gestão fevereiro a junho/1983;

 MARCOS DOMINGOS SOMMA – Gestão 1995-1997;

 PAULO JOSÉ DELCHIARO – Gestão 2007-2009.