MARCOS DA COSTA LANÇA EM BAURU E REGIÃO PROJETO DE MÃOS DADAS PELA JUSTIÇA


26/06/2012

O presidente em exercício da OAB SP, Marcos da Costa, lançou em Bauru e região o projeto de Mãos Dadas pela Justiça, durante o 17º Encontro Regional de Advogados, realizado em Bauru, no último sábado (23/6).

O projeto promove o trabalho voluntário de estudantes de direito no Judiciário, voltado  a cumprir rotinas internas nos cartórios judiciais de todo o  Estado. O potencial de adesão ao projeto, segundo a OAB SP, pode chegar a cerca de 30 mil estudantes, um quarto do contingente total de acadêmicos paulistas.

Marcos da Costa explicou que o mutirão de estudantes pode zerar o passivo de um cartório e o projeto pode ser solicitado pelo juiz de direito à Seccional ou Subsecções da OAB SP. “Esse projeto abre a possibilidade para os estudantes de primeiro, segundo e terceiro anos terem acesso pela primeira vez a um processo, estimula sua vocação e também permite acumular horas extracurriculares”, destacou. Costa fez referência a Alecksander Zakimi, presidente da Comissão dos Acadêmicos de Direito, idealizador do projeto. Disse ainda que o projeto concorre ao prêmio Innovare, do Ministério da Justiça.

Depois do lançamento, o presidente em exercício também citou que as contas da OAB SP de 2010 foram aprovadas com louvor pelo Conselho Federal da OAB.  “A relatora, conselheira federal do DF, destacou a preocupação dos dirigentes da OAB SP com o dinheiro da Advocacia de São Paulo bem como a transparência das contas da nossa Seccional”, comentou. Segundo Costa, o reconhecimento do trabalho da recuperação financeira  da OAB SP,  é fruto de um trabalho de todoas, da Diretoria e do Conselho Seccional,  das Comissões, e das 225 Subsecções do estado.

Na reunião também foi prestada homenagem aos decanos da Advocacia de toda a região. “Este é um pleito de agradecimento por terem ajudado a construir a nossa Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo, que este ano completa 80 anos”, afirmou Marcos da Costa que juntamente com os presidentes das Subseções locais fizeram a entrega das placas comemorativas aos decanos. (Ver homenageados no final ). 

Inauguração

Antes da abertura do encontro, Marcos da Costa e Caio Augusto Silva dos Santos, presidente da Subseção de Bauru, inauguraram as placas da execução da primeira etapa do projeto de revitalização e acessibilidade da Casa do Advogado de Bauru e construção da sede da Turma 10 do Tribunal de Ética e Disciplina.

Caio Augusto disse que esse era o primeiro passo, sem o qual não seria possível chegar aos seguintes. Também agradeceu a perseverança e liderança de Marcos da Costa, o apoio dos 8 mil advogados inscritos em Bauru e de sua Diretoria na concretização do projeto. Destacou ainda a participação da CAASP na construção da acessibilidade da Subsecção, lembrando que tempos atrás a Ordem e a Caasp caminhavam no sentido oposto e que nas últimas três gestões isso foi corrigido e que agora caminham juntas.

Marcos da Costa ponderou que a obra era mais um sonho da Advocacia de Bauru que se concretizava, lembrando o importante trabalho realizado pelos conselheiros da região, Ailton Gimenez e Edson Reis.

O presidente da CAASP, Fábio Canton Filho, disse que a união faz a força e que tudo que a diretoria da Caixa faz é cumprir com o dever de trazer os serviços da entidade  para mais perto do advogado. Também destacou que 20% da anuidade paga pelos advogados vêm para CAASP e o desafio dos gestores é prestar serviço, de qualidade, à classe.