COMITÊ PAULISTA PELA MEMÓRIA QUER AÇÃO CONJUNTA COM A OAB SP


06/07/2012

O presidente em exercício da OAB SP, Marcos da Costa , e o coordenador da Comissão de Direitos Humanos, Martim de Almeida Sampaio, receberam a visita de representantes do Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça (CPMVJ), José Luiz Del Roio, Cesar Antonio Alves Cordaro e José Damião de Lima Trindade, na sede da Ordem, nesta quarta-feira (4/7).

O Comitê é formado por ex-presos políticos, parentes de mortos e desaparecidos na ditadura militar e ativistas de direitos humanos. Eles elogiaram a criação pela  OAB SP  da Comissão da Verdade e propuseram a  realização de entrevistas com familiares dos mortos e desaparecidos políticos e com ex-presos políticos sobreviventes, para serem transmitidas na programação da TV OAB; a realização de  um seminário internacional sobre as experiências de Comissões da Verdade e integração da Comissão da Verdade da OAB SP com as comissões similares da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa de São Paulo e que a OAB SP atue em conjunto com o CPMVJ nos contatos.

Marcos da Costa ressaltou que a Comissão da Verdade da OAB SP pretende atuar no sentido de trazer sua contribuição e o registro do que aconteceu no período da ditadura sob o olhar da advocacia militante daquele período. “A Comissão nasce com a responsabilidade de promover o resgate da verdade histórica”, afirmou. Martim Sampaio destacou o trabalho conjunto que vem sendo feito com o Comitê.

Del Roio, que foi senador na Itália e casado com uma desaparecida política, apontou a importância de passar para as novas gerações os fatos ocorridos nesse período de exceção e que o Comitê tem como uma de suas metas colaborar com a Comissão Nacional da Verdade e exigir transparência.