PARA MARCOS DA COSTA, CASSAÇÃO DE DEMÓSTENES TORRES É A RESPOSTA ESPERADA PELA SOCIEDADE BRASILEIRA


11/07/2012

Ao saber da cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido) por falta de decoro parlamentar, nesta quarta-feira (11/7), por 56 votos a favor, 19 contra e 5 abstenções, o presidente em exercício da OAB SP, Marcos da Costa, comentou que o Senado Federal deu a resposta esperada pelo povo brasileiro.

“Sem corporativismos, a decisão do Senado Federal de cassar o senador Demóstenes Torres foi a resposta esperada pela sociedade brasileira, que recebeu com assombro as notícias sobre o seu envolvimento com um contraventor, sendo ele um parlamentar que havia chefiado o Ministério Público do Estado de Goiás e era considerado um homem de retidão ética, imagem colocada por terra pelas investigações em curso. Dessa forma, o Senado demonstra que o comportamento do senador é incompatível como o mandato parlamentar, exercido em nome do povo, e referenda que a moralidade pública é uma qualidade essencial e esperada de um senador da República ”, disse Marcos da Costa.

Demóstenes Torres é o segundo senador cassado da história do Brasil; o primeiro foi Luiz Estevão, em 2000, acusado de desvio de recursos do prédio da Justiça Trabalhista de São Paulo, o chamado escândalo do Lalau. Já Torres é acusado de favorecer o bicheiro Carlos Augusto Ramos,  Carlinhos Cachoeira, segundo escutas realizadas pela Polícia Federal. Com a cassação fica inelegível até 2027.