DRACENA INAUGURA NOVA CASA DO ADVOGADO


17/07/2012

Em seu discurso proferido durante a inauguração da nova Casa do Advogado de Dracena, na última sexta-feira (13/7), às 17 horas, a presidente da Subsecção, Margarete de Cássia Lopes, disse que precisava fazer muitos agradecimentos, a Deus, aos ex-presidentes e diretores da Subsecção e a José Florentino de Araújo, o primeiro a ter a ideia da edificação da casa.

 

A presidente de Dracena lembrou que foi Marcos da Costa - presidente em exercício da OAB SP - quem sugeriu, em janeiro de 2011, que a diretoria da subseção procurasse um investidor que pudesse viabilizar a construção do novo prédio. Disse que a inauguração era um momento histórico para a advocacia e a cidadania da cidade e para a região. Margarete ressaltou ainda a dedicação de Marcos da Costa em seu trabalho à frente da Seccional, em que “demonstrou sua incansável luta pela valorização da advocacia, e ainda sensível aos problemas do Judiciário”.

Marcos da Costa afirmou que Margarete Lopes se tornou uma referência enquanto advogada, mulher e dirigente da Ordem, entidade nascida com espírito libertário em 1932, ano em que boa parte dos conselheiros chegou a ser presa pelo governo federal, devido a sua atuação na Revolução Constitucionalista.

Segundo Costa, o papel da advocacia abrange a cidadania, sendo que a Ordem atende a mais de 1 milhão de pessoas carentes em São Paulo. “Se o cidadão carente no Estado tem acesso pleno à Justiça, é por conta dos 47 mil advogados e da OAB”, disse.

O presidente da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Fábio Romeu Canton Filho, disse que a entrega da nova Casa do Advogado faz parte da gestão iniciada em 2004, com objetivo de levar todos os benefícios da OAB SP a toda a advocacia paulista.

Canton convidou os advogados a usufruir dos serviços da entidade, que tem mais de 3.000 parcerias em todos os segmentos e firma cerca de quatro novas parcerias por dia. Cantou ressaltou que há mais de 1.100 salas de advogado mantidas no Estado, financiadas pelas anuidades dos advogados; 37 farmácias vendendo mais de 550 medicamentos genéricos com descontos acima de 80%; e 37 livrarias.

José Florentino de Souza Araújo, atual secretário geral da OAB Dracena, ponderou que a meta da OAB Dracena desde a gestão 1991-1994, quando ele compunha a diretoria da entidade e a OAB SP era presidida por José Roberto Batochio, era ter uma nova sede, o que ficou como compromisso para os administradores seguintes da entidade, que hoje tem 38 anos de existência. “Finalmente aconteceu. Os anseios de um espaço adequado foram depositados em mãos de um empreendedor com visão e confiança na evolução e crescimento da comunidade da cidade”, afirmou.

Também participaram da cerimônia o prefeito de Dracena, Celio Rejane, o juiz Walmir Maurici Júnior, o promotor Rufino Eduardo Galino Campos, o presidente da Comissão dos Acadêmicos de Direito, Alecksander Zakimi e o vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Roberto Mastromauro, entre outras autoridades.