OAB SP APOIA EXAME DE ACESSO PARA FORMANDOS EM MEDICINA


24/07/2012

O presidente em exercício da OAB SP, Marcos da Costa, disse ser totalmente favorável à obrigatoriedade de os formandos do curso de medicina se submeterem a uma prova de acesso para obterem o registro de médico, conforme instituiu em São Paulo o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) pela Resolução 239, de 2012.

“Assim como a OAB na década de 70, diante da queda da qualidade do ensino jurídico sentiu necessidade de implantar o Exame de Ordem aos bacharéis em direito para mensurar seu conhecimento, o exame para auferir os conhecimentos dos estudantes de medicina é fundamental para impedir que profissionais sem os necessários conhecimentos médicos ingressem na profissão e coloquem vidas em risco. A OAB SP apoia oficialmente a iniciativa”, afirmou Costa.

A medida do Cremesp obriga os estudantes no fim do sexto ano de medicina a passarem pela prova, mas não impede os reprovados de atuar como médicos, pois o Conselho não tem competência nem autonomia para isso.

A prova existe há sete anos, e 2012 será o primeiro ano em que a participação deixará de ser voluntária. Criado para avaliar a qualidade do ensino, o exame apontou que, de 2005 a 2011, foram reprovados 46,7% dos 4.821 alunos que se submeteram à avaliação.

“O índice de reprovação no Exame, considerando inclusive que até o momento era opcional, evidencia a queda na qualidade dos cursos de medicina, aliada à expansão do número de faculdades que os ofertam está provocando um efeito parecido com o que houve com os cursos de direito, com o perigo de lançar ao mercado cada vez mais profissionais despreparados”, afirmou Costa, que ressaltou já há no Brasil 1.420 cursos jurídicos.

O presidente em exercício da OAB SP disse, ainda, que o exame para o curso de medicina deveria ser expandido para o país todo e que é necessário aprovar o Projeto de Lei 217, de 2004, do Senado Federal, que estabelece o Exame Nacional de Habilitação para médicos e o torna condição para exercício da medicina.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Telefone (11) 32918175/77/78/79/81/9995-9796

Assessoria.imprensa@oabsp.org.br