DEPARTAMENTO DE CULTURA PROMOVE JORNADA JURÍDICA


30/07/2012

Entre os dias 6 e 22 de agosto, dentro das comemorações do Mês do Advogado, a OAB SP irá promover a Jornada Jurídica, que debaterá temas importantes para a Advocacia ao longo de 33 palestras, todas promovidas pelo Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP e apresentadas no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1º andar).

 

 

 

No dia 6 de agosto, às 9h30, o advogado e professor Antônio Claudio da Costa Machado será o palestrante em “Críticas ao Projeto do Novo CPC”. Às 15h, será debatido “O Casamento e as Sociedades Conjugais”, com exposição da advogada Deise Maria Galvão Parada. Às 19h, o médico Jô Furlan discorrerá sobre “Inteligência do Sucesso”.

 

No dia 7, a primeira palestra será “Processo Penal e Crimes Tributários”, às 9h30, com o advogado criminalista Carlos Kauffmann.  O advogado e jornalista Domingos Sávio Zainaghi falará sobre “Relação de Trabalho no Desporto”, às 15h, e o advogado Silvio Salata, presidente da Comissão de Estudos Eleitorais e Valorização do Voto0 da OAB SP,  será o expositor em “Eleições 2012”, às 19h.

 

“Terapia do Riso” é a palestra que será proferida pela professora Ivone Engelmann, às 9h30, no dia 8. Às 15h, o advogado Armando Luiz Rovai, presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB SP, tratará de “Conflitos Societários” e, às 19h, o advogado trabalhista Gerson Shiguemori, será o palestrante em “A Execução no Processo do Trabalho”.

 

No dia 9, o advogado Fabio Guedes Garcia da Silveira, presidente do TED XX, proferirá palestra sobre “Teoria Geral das Provas no Processo Civil”, às 9h30. Às 15h, o tema da palestra será “Questões Polêmicas da Improbidade Administrativa”, com apresentação do advogado Adib Kassouf Sad, presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB SP, e, às 19h, a advogada Kátia Boulos será a expositora em “Amar é Faculdade, Cuidar é Dever – Responsabilidade por Dano Afetivo”.

 

No dia 10, o expositor da primeira palestra, às 9h30, será o advogado criminalista Norberto da Silva Gomes, presidente da Comissão de Estudos sobre Perícias Forenses da OAB SP, que falará sobre “O Advogado, a Medicina Legal e a Entomologia Forense”. Às 15h, o advogado Francisco Saccomano Neto será o expositor em “Princípios de Direito Ambiental Aplicáveis ao Setor Energético” e, às 19h, o advogado Celso Machado Vendramini discorrerá sobre “Tribunal do Júri”.

 

Às 9h30 do dia 13, o advogado Aleksander Mendes Zakimi, presidente da Comissão do Acadêmico de Direito da OAB SP, será o palestrante em “Marketing Jurídico e Gestão Estratégica para Advogados e Escritórios de Advocacia”. Às 15h, a advogada e conselheira seccional Helena Maria Diniz, presidente da Comissão da Mulher Advogada, será a expositora em “Assédio Moral”.  Às 19h, o desembargador Antonio Carlos Malheiros, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, discorrerá sobre “Família na Constituição Federal”.

 

O advogado Carlos Frederico Zimmermann Neto falará sobre “Princípios de Direito do Trabalho na Doutrina e na Jurisprudência”, no dia 14, às 9h30, e a advogada Maria Cristina Zainaghi tratará de “Súmulas Vinculantes – Repercussão Geral”, às 15h. O advogado Celso Luiz Limongi, ex-presidente do TJSP, será o expositor em “Improbidade Administrativa”, às 19h.

 

No dia 15, a jornada começa com o advogado Nelson Sussumu, presidente da Comissão de Direito de Família da OAB SP, falando sobre “Prática no Direito de Sucessões”, às 9h30. Às 15h, o advogado Luís Roberto Mastromauro será o palestrante em “Direitos e Prerrogativas” e, às 19h, o advogado Marcelo Sampaio Soares, presidente da Comissão de Implantação pelo Voto do Preso Provisório da OAB SP, proferirá palestra sobre “Da Prisão, das Medidas Cautelares e da Liberdade Provisória”.

 

No dia 16, o advogado criminalista Otávio Augusto Rossi Vieira será o expositor em “Prerrogativas Profissionais do Advogado” e, às 15h, o advogado Ricardo de Moraes Cabezón, presidente da Comissão de Direitos Infanto-Juvenis da OAB SP, falará sobre “O Cyber Bullying e a sua Repercussão no Sistema Jurídico Brasileiro”. Às 19h, o advogado e conselheiro seccional J. B. de Oliveira será o palestrante em “Comunicação Jurídica”.

 

A advogada Encarnacion Alfonso Lor será a expositora em “Súmula Vinculante”, às 9h30, do dia 17. Às 15h, o tema da palestra será “Reflexões sobre os Recentes Julgamentos do STM em Matéria Penal”, com exposição do advogado Edson Luiz Knippel. Às 19h, a advogada Renata Soltanovitch discorrerá sobre “Responsabilidade Civil do Advogado”.

 

O Advogado criminalista Marco Aurélio Vicente Vieira, presidente da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB SP, será o expositor em “Limites Constitucionais da não Autoincriminação”, às 9h30 do dia 20.  No dia 21, às 15h, o advogado César Marcos Klouri, presidente da Comissão de Direito Civil da OAB SP, falará sobre “A Cautelaridade no Projeto do Novo Código de Processo Civil”. No dia 22, Às 19h, o advogado criminalista Adib Geraldo Jabur discorrerá sobre “A Experiência no Tribunal do Júri e Mudanças no Código de Processo Civil”.

 

Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral (400g) para cada palestra.