SAUDAÇÃO AOS ADVOGADOS PAULISTAS


10/08/2012

Ao saudar, em nome da OAB São Paulo, os 300 mil advogados paulistas, por ocasião do 11 de agosto, Dia do Advogado e data da lei de criação dos cursos jurídicos no Brasil, cumprimento cada advogada e cada advogado que, com ética, seriedade, dignidade, competência, dedicação e enfrentando todas as dificuldades diárias no exercício profissional, são as molas propulsoras da realização da Justiça.

O advogado é, por excelência, o artífice da construção e da realização dos direitos fundamentais da cidadania, a força motriz de formação da jurisprudência, o instigador da ação da Justiça.

Na sua longa trajetória, a advocacia brasileira produziu uma rica história de lutas, sempre balizadas pela defesa intransigente da administração, distribuição e disseminação da justiça, condição essencial para o exercício da plena cidadania e construção de um país democrático, equânime e justo.

A advocacia marcou presença nos movimentos mais importantes da história de nosso país. Nossos corajosos advogados e advogadas atuaram na Revolução Constitucionalista de 1932 e combateram o Estado Novo, contra o autoritarismo de Getúlio Vargas; lutaram contra a ditadura militar de 1964, defendendo direitos individuais e coletivos; defenderam a redemocratização, as eleições diretas e a Anistia; marcaram presença na Constituinte de 1988 e na luta pelo impeachment do então presidente Collor...

Mas registro, com o mesmo orgulho, que, no dia-a-dia, a partir da luta solitária, anônima, motivada pela indignação perante uma injustiça, o advogado, a advogada, vem fazendo a diferença na vida dos cidadãos e, assim, construindo um mundo melhor.

Mas a luta continua, pela manutenção do mercado de trabalho para os advogados brasileiros, pelo aprimoramento do convênio para atendimento à população carente, pela defesa intransigente das nossas prerrogativas, por honorários advocatícios dignos e compatíveis com a causa, entre tantas outras bandeiras que empunhamos.

É para cada um desses colegas que me dirijo nesta data, honrado em pertencer a esta classe e a uma entidade formada por advogadas e advogados que dedicam suas vidas à causa maior da Justiça.


Marcos da Costa
Presidente em exercício da OAB SP