PRESIDENTE DA OAB SP FAZ INAUGURAÇÕES EM SANTOS


04/09/2012

O presidente em exercício da OAB SP, Marcos da Costa, e o presidente da Subsecção de Santos, Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra participaram na sede da Subsecção de cerimônia de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários e inauguraram duas novas instalações para os advogados santistas, no último dia 28 de agosto.

 

 

Os eventos tiveram como convidado especial o advogado criminalista e decano da advocacia, Paulo Sérgio Leite Fernandes, que militou em Santos e foi paraninfo dos compromissários.  Emocionado, Paulo Sérgio disse que se sentia honrado em ser padrinho dos novos advogados, porque o momento de outorga da carteira da OAB SP e do recebimento da beca é muito importante e que logo a advocacia estará recebendo  em suas fileiras o ministro do STF, Cezar Peluso, que se aposentará em setembro.

Paulo Sérgio  lembrou que fez o primeiro júri no Salão dos Passos Pedidos do Tribunal de Justiça de São Paulo, mas que antes advogou por muito tempo em Santos, período que contou com momentos memoráveis. Tirou seu primeiro réu da cadeia velha da cidade, agora transformada em museu , e foi preso por desacato, porque pulou o balcão de um  cartório  e teve a solidariedade dos colegas advogados , que queriam ir presos também e ele acabou sendo libertado. Afirmou que Santos é uma cidade especial, porque sediou o início da revolução de 64 e a contra revolução. Com muita emoção, comunicou que a Prefeitura de Santos irá inaugurar uma praça com o nome de sua mulher, já falecida Ana Maria Babette Bajer Fernandes, nas proximidades ao Canal 1, onde morou.

Às 19 horas foi inaugurado o "Centro de Apoio Digital aos Advogados e Pool de Comissões" na Casa do Advogado III (Av. Senador Feijó - 159), que conta com 16 terminais para uso dos advogados, digitalização de arquivos em “nuvem”, assessoria de informática jurídica, certificação digital e biblioteca virtual.

Marcos da Costa parabenizou os diretores da OAB Santos pela conquista e ressaltou que a Diretoria é operosa, ética e séria e que vem servindo de exemplo para todo o Estado. Destacou também “a lealdade de todos os companheiros à advocacia e à OAB contribuindo para construir uma classe cada vez mais forte”.

Sala de estudos

Às 19h30, foi inaugurada a “Sala de Estudos - Dr. José Gomes da Silva”, na Casa do Advogado II (Praça José Bonifácio – 50).

O presidente Rodrigo Lyra lembrou que a Sala de Estudos era um reclamo da advocacia santista, porque há muito tempo a biblioteca do fórum não atendia os advogados, por falta de bibliotecário, e os advogados precisavam de outro espaço para pesquisar e estudar. Explicou que a sala ganhou a denominação ao advogado criminalista José Gomes da Silva, nascido em Minas Gerais, mas com grande atuação na Comarca de Santos. Ele foi presidente da Subsecção de Santos e provedor da Santa Casa.

Lyra disse que José Gomes foi um “homem que sempre enobreceu a classe dos advogados”. Por fim, agradeceu  aos seus diretores Marcus Vinicius Lourenço Gomes (secretário-geral) e Denis Domingos Hermida (tesoureiro) pela proposta da homenagem; os funcionários pelo empenho no projeto e à CAASP pela doação de grande parte dos livros.

Paulo Sérgio Leite Fernandes, que foi estagiário de José Gomes da Silva, dos 17 aos 20 anos, lembrou que o homenageado era rígido com os honorários,  baixinho e gago - um empecilho que superou. Ressaltou que ele também era uma “criatura maravilhosa que merecia essa homenagem há muito tempo”.

Fábio Romeu Canton Filho, presidente da CAASP, parabenizou a Diretoria da Subsecção de Santos e ressaltou que todos os dirigentes da Ordem são advogados que circunstancialmente estão comandando os desígnios da entidade. E que a promoção que a Caixa vem realizando em agosto, mês do advogado, de comercializar todos os livros com 50% de desconto já atendeu 18 mil advogados e vendeu mais de 55 mil livros.

Marcos da Costa afirmou que Santos é uma cidade que tem reconhecidamente uma advocacia forte, grandes advogados e um dos exemplos é José Gomes da Silva, que recebe essa justa homenagem da OAB SP. “A história gloriosa desses ícones da advocacia servem de legado para as futuras gerações e demonstram a competência dessa advocacia em fazer a diferença na vida do próximo”, disse.

Também participaram dos três eventos, os conselheiros seccionais Carlos Kauffmann; Manoel Roberto Hermida Ogando e Mauricio Rollemberg de Faro Melo; Arnor Gomes da Silva Junior, vice-presidente da CAASP, Walter Tavares, diretor da CAASP, Luís Roberto Mastromauro, vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Alessandro Brecailo, presidente da Comissão de Visitas e Recepção .