CONGRESSO DE DIREITO DE FAMÍLIA NO FERIADO DE 15 DE NOVEMBRO


12/11/2012

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, juntamente com o vice-presidente licenciado da OAB SP Marcos da Costa e do diretor culturaL, Umberto D´Urso farão a abertura do Congresso de Direito de Família, dentro do evento “Proclamação da Cultura”, no dia 15 de novembro, às 8h30, no Teatro Gazeta (Avenida Paulista, 900).

 

As primeiras palestras serão ministradas pelo advogado e professor Álvaro Villaça Azevedo, que discorrerá sobre “Direitos e Deveres dos Avós”; e pela advogada e professora Débora Gozzo falará sobre “A Bioética e as Relações Familiares”.

 

O 1º painel será sobre “Origem e Regulação da Relação Jurídico-Familiar: Entre o afeto e o Direito – Perspectiva Argentina e Brasileira”, terá como primeiro tema “Da Afetividade à Efetividade do Amor nas Relações de Família, com exposição do advogado Antônio Jorge P. Júnior. O advogado argentino Cristian Conen falará sobre “La Família Es uma Realidad de Interés Juridico, Público o Privado; e a doutora em Ciências Jurídicas na Argentina, Úrsula Cristina Basset, será a palestrante em “El Cambio de Paradigma de la Nueva Ley Argentina sobre el Matrimonio”.

 

No 2º painel, “Dificuldades e Vicissitudes da Vida Familiar”, o juiz de Direito Hugo Zaher discorrerá sobre “A Pessoa com Deficiência e o Direito Fundamental à Vida Familiar”. Em seguida, a doutora e bacharel em Direito Maria José Constantino Petri fará a exposição de “Direito das Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar”.  A mestre em Matrimonio e Família, a argentina Dora Porto, será a expositora em “Amar- Construir, conservar, restaurar”; e a advogada Regina Beatriz Tavares da Silva, finalizará o painel falando sobre “Questões Atuais no Direito de Família”.

 

O 3º painel terá como tema “Sucessão dos Bens e Família”, com exposição do advogado e presidente da Comissão de Direito de Família da OAB SP, Nelson Sussumu Shikicima, falando sobre “Prática nas Ações de Alimentos”. A seguir, o advogado Wilson Ricardo Ligeira falará sobre “As Polêmicas em Torno da Sucessão”. O desembargador do TJ-SP, José Luiz Gavião de Almeida, será o palestrante em “Sucessão Testamentária”; e a desembargadora do TJ-SP, Rosa Maria de Andrade Nery, discorrerá sobre “As Fronteiras do Direito de Família e os Limites da Lei”.

 

Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou um pacote de leite em pó integral (400g). O evento tem promoção do Departamento de Cultura e Eventos e da Comissão de Direito de Família da OAB SP.