GISLAINE CARESIA PRESIDIRÁ A COMISSÃO DA MULHER ADVOGADA


21/02/2013

A advogada Gislaine Caresia foi nomeada pelo presidente da OAB SP, Marcos da Costa, para presidir a Comissão da Mulher Advogada da Seccional Paulista e já está preparando as comemorações do Dia Internacional da Mulher - uma mesa redonda que será realizada no dia 07 de março para debater a presença feminina nos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e entidade de classe(OAB).

“Embora hoje a mulher seja maioria entre os inscritos da OAB SP, isso ainda não se reflete em termos de representação nos cargos diretivos. Atribuo essa realidade, em parte, ao fato de que as mulheres têm outras prioridades com uma dupla jornada de trabalho buscando conciliar trabalho e família”, explica Caresia.

Para contornar esses obstáculos, Gislaine Caresia entende que a comissão deva ser um espaço facilitador para que a advogada contribua com seus conhecimentos ou adquira novos, desempenhando atividades culturais, sociais ou voltadas à cidadania e ao direito. “É importante que ela traga seu olhar mais sensível para as questões da nossa classe, sendo que a OAB SP é um entidade diferente dos demais conselhos corporativos porque tem um viés forte de defesa da cidadania”, comenta.

Gislaine pretende, ainda, implantar outra frente de trabalho para a comissão, voltada a debater os direitos específicos da mulher, como aborto, violência, discriminação de gênero, salários inferiores aos dos homens, entre outros temas, por meio de seminários e palestras. Ela espera atrair as jovens advogadas para esse palco de debates.

A nova presidente da Comissão da Mulher Advogada quer também atuar em conjunto com as diretoras da OAB SP: “Nossa vice-presidente, professora Ivette Senise Ferreira,  é uma referência,   vem de um período em que os homens eram maioria no Judiciário e na advocacia e, mesmo assim, conquistou seu espaço, foi pioneira,  tornou-se a primeira  diretora da   Faculdade de Direito da USP e recentemente presidente do IASP. Igualmente importante é  o trabalho da diretora-adjunta Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho,  uma liderança consolidada em todo o Estado”.

Integrou e presidiu a  Comissão do Cooperativismo da OAB SP e foi membro da Comissão OAB Vai à Faculdade coordenou o curso de direito cooperativo na ESA.