PRESIDENTE DA OAB SP ELOGIA MANIFESTAÇÃO DE FRANCISCO FALCÃO


11/04/2013

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, elogiou a manifestação do corregedor nacional de Justiça, Francisco Falcão, de apoio ao fim da revista e detector de metais para advogados nos fóruns do país. “O advogado tem de ter o mesmo tratamento recebido pelos juízes e promotores. Ou todos se submetem às mesmas regras de segurança ou todos são dispensados de cumpri-las, uma vez que todos trabalham no mesmo espaço e no interesse da Justiça, sem hierarquia ou subordinação”, diz Costa.

Nesta quarta-feira, o corregedor Francisco Falcão declarou que “se o advogado está com a carteira da OAB, basta mostrá-la para que tenha livre acesso aos Fóruns, não tendo que passar por detector de metal”. O tema foi abordado em reunião com o presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Coelho Furtado.

No início do mês, a OAB SP, a AASP e o IASP enviaram ao Conselho Nacional de Justiça memorial sobre a questão, que segue em discussão no CNJ.

Marcos da Costa e o secretário-geral adjunto da OAB SP, Antônio Ruiz Filho, já haviam encaminhado ofício a todos os  Tribunais sediados em São Paulo,  argumentando que a Lei 12.694/2012 impõe tratamento isonômico a advogados, juízes e promotores, mas juízes e promotores vinham sendo dispensados de passar pelos detectores de metais.