ALEXANDRE OGUSUKU TOMA POSSE PARA SEGUNDO MANDATO NA OAB-SOROCABA


12/04/2013

Na sessão solene de posse da nova diretoria da OAB-Sorocaba, na última quarta-feira (11/04), na Casa do Advogado, o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, ressaltou as qualidades do presidente reeleito Alexandre Ogusuku: “Ele tem muitas qualidades, mas a principal é a combatividade. Não há tema ligado à advocacia e à cidadania sobre o qual ele não levante sua voz. É um dirigente serio, honesto e transparente. Foi reeleito em chapa única, a demonstrar também sua outra qualidade – a capacidade de aglutinar, a exemplo dos conselheiros locais, Américo de Carvalho Filho e Antonio Carlos Delgado Lopes”.

 

Marcos da Costa também agradeceu  a Alexandre e ao presidente da Jaú, Júlio Cesar Fiorino Vicente, que vêm acumulando, respectivamente, a presidência e vice-presidência da Comissão de Assistência Judiciária da OAB SP. “O atendimento jurídico ao carente é obrigação do Estado, por meio da Defensoria,  que conta com 600 defensores. Mas todos se surpreendem quando dizemos que em São Paulo os carentes têm acesso à justiça em todas as comarcas e foros regionais e distritais graças ao Convênio de Assistência Judiciária, integrado por 47 mil valorosos, capacitados e dedicados colegas, que atendem um milhão de carentes/ano. É através dos advogados que se faz justiça plena no Estado de São Paulo e Alexandre e Júlio estão à frente desse importante trabalho”, agradeceu.

 

Marcos da Costa  também se aliou a uma manifestação de Ogusuku sobre a necessidade de ampliar a participação da mulher na OAB SP. O presidente da Seccional ressaltou que o Brasil ainda é um país machista e que a Ordem quer mudar isso e trazer as mulheres para atuarem dentro da entidade. E lembrou que a primeira campanha de sua gestão foi dirigida às advogadas, mostrando a importância da participação feminina na OAB..

 

Causa da Advocacia

 

O presidente reeleito da subsecção Alexandre Ogusuku, agradeceu a presença do presidente da seccional Marcos da Costa, afirmando que sua vitória nas eleições para a presidência da Seccional, no ano passado, não foi por um acaso da vida, mas consequência lógica do trabalho que ele desenvolveu em prol das causas da advocacia e do conhecimento que tem da OAB SP.

 

Ogusuku iniciou seu discurso traçando um paralelo com o menino curioso que invadiu o palco para tocar o piano de um famoso virtuose. “Aqui (na OAB –Sorocaba) cheguei como um menino curioso e quis tocar esse grande piano chamado OAB e ouvi as vozes de Américo e do Delgado, dizendo dizem ‘não pare’. Vencemos e fomos reeleitos para o segundo mandato e continuo aquele aprendiz, que tem como mestres esses dois conselheiros, histórias vivas da OAB Sorocaba”, destacou. Para Ogusuku, os novos desafios implicam na implantação do processo digital, porque o serviço de internet é falho, faltam servidores no Judiciário (déficit de 80) e juízes, e o serviço disponibilizado pelo tribunal é deficiente. Também citou que a Subsecção está com suas instalações saturadas e precisa de uma nova sede.

 

O presidente da OAB-Sorocaba acredita que o segundo mandato será mais difícil do que o primeiro, porque será impossível manter o mesmo ritmo frenético diante de invencíveis desafios. “O que inspira o nosso mandato são os apoios e o trabalho dos diretores e diretoras, dos presidentes e presidentas das comissões. Esse time fantástico de advogados e advogados que se entrega à OAB SP e à advocacia. Essa posse solene é de todos nós e de todos vocês e cabe aqui gritar” não parem””, disse. 

 

Luta constante

 

A procuradora-chefe de Sorocaba, representando o prefeito, Adriana Oliveira Rosa, desejou sucesso aos novos diretores empossados e pontuou que há interesse do Executivo municipal em continuar a parceria com a Ordem. O secretário-geral da CAASP, Sergei Cobra Arbex, ressaltou que todos os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) estavam prestigiando a posse e a advocacia, que resulta numa valorização da família forense. Destacou o perfil contundente do presidente eleito, que conheceu numa palestra sobre prerrogativas 

 

Os diretores sorocabanos empossados  para a gestão 2013/2015 foram : Alexandre Ogusuku (presidente); Fabio Haddad de Lima (vice-presidente); Jaime Rodrigues de Almeida Neto (secretário-geral); Luís Henrique Ferraz (secretário-adjunto); e Cristiane Martins Pineda de Almeida (tesoureira).

 

Também participaram da cerimônia de posse: o secretário-geral da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, os conselheiros seccionais Américo de Carvalho Filho , Antonio Carlos Delgado Lopes, Aristeu José Marciano e Adriana Bertoni Barbieri; o juiz Danilo Alves de Castro, representando o diretor do fórum de Sorocaba; o promotor Wellington Veloso; Marcia Pegoreli, representando o presidente da Câmara Municipal e os presidentes das Subsecções de Barueri, Bauru, Jandira, e Jaú.

 

Os ex-presidentes da subsecção de Sorocaba: Heloisa Dini e Geraldo Ferreira Alves,  também integraram a extensão da mesa dos trabalhos e foram homenageados pelos presidentes Marcos da Costa e Alexandre Ogusuku.