POSSE CONJUNTA EM LARANJAL PAULISTA


22/04/2013

O presidente da OAB SP Marcos da Costa, defendendo que a advocacia “revela cada vez mais o quanto é capaz de se unir em prol do bem da classe e da sociedade”, participou da cerimônia de posse coletiva das Subseções de Boituva, Cerquilho, Conchas, Laranjal Paulista, Porto Feliz e Tietê, realizada no auditório da Câmara Municipal de Laranjal Paulista, na noite de quinta-feira (18/04).

 

“Reitero e renovo o compromisso pessoal e da nossa diretoria [da seccional], dos nossos conselheiros seccionais e federais, de dar todo o apoio para o desenvolvimento das 225 subseções do nosso Estado de São Paulo”, afirmou Costa ao parabenizar as seis diretorias então empossadas.

Discursando em nome dos outros cinco presidentes recém empossados, João Carlos Luciano, presidente da Subseção de Laranjal Paulista, contou que a experiência de delegado de polícia – vivia anteriormente – o leva hoje a ter uma compreensão maior da importância da advocacia e lamentou haver, mesmo sendo exceção, juízes que enxergam o advogado como alguém que atrapalha no mister de distribuir justiça. Entre as atribuições das subseções da OAB SP está a de defender as prerrogativas da classe e “sem exagero, a Ordem é a maior instituição civil do país, livre e independente dos entes estatais e é nesses parâmetros basilares que nós – presidentes das subseções desta região – procuraremos pautar nossas gestões no triênio 2013/2015”, concluiu Luciano.

Durante a cerimônia de posse, o prefeito de Laranjal Paulista, Heitor Camarin Júnior, leu decreto que estabeleceu como “Hóspedes Oficiais” do município: Marcos da Costa, presidente da OAB SP; Fábio Romeu Canton Filho, presidente da CAASP; e Rubens Approbato Machado, diretor da ESA, membro honorário vitalício do Conselho Federal e membro nato da OAB SP.

Rubens Approbato Machado disse sentir-se “extremamente honrado” com a homenagem e, em retribuição, levou uma palavra de aconselhamento aos advogados e cidadãos ali presentes. O diretor da ESA lembrou que a “advocacia é a mais humana das profissões” e que por lidar com tantos e diversos dramas e problemas humanos obriga o advogado a ler e estudar cotidianamente, pois “o advogado que não lê decisões judiciais, doutrina, legislação todos os dias, no dia seguinte é menos advogado”, defendeu Approbato Machado.

Também homenageado, Fábio Romeu Canton Filho, presidente da CAASP, disse considerar a cerimônia de posse coletiva uma “demonstração da força advocacia da região”. Falando da missão da Caixa, Canton Filho raciocinou: “não é a CAASP que propicia benefícios à advocacia, mas a advocacia que proporciona estas oportunidades a ela mesmo, a Caixa apenas as instrumentaliza”.

As novas Diretorias

Tomaram posse pela Subseção de Boituva: José Carlos Simão Júnior, presidente; Stevens Fabrício Moreira, vice-presidente; Márcio Fabiano Biscaro, secretário geral; Antonio José Dias da Silveira; secretário adjunto; e Priscila de Fátima Pereira Lima, tesoureira.

Em Cerquilho, a nova diretoria é composta por Mauro Franco de Lima Junior, presidente; Ronaldo Zanata Pazim, vice-presidente; Mônica Ambrósio da Gama Oliveira Rosa, secretária geral; Patrícia Lourenço de Oliveira Cinto, secretária adjunta; e Sabrina Grecchi Guido, tesoureira.

 

Na Subsecção de Conchas, os eleitos foram: Rodrigo Trevizano, presidente; Otavio de Melo Annibal, vice-presidente; José Tadeu Almada Neder, secretário geral; Jakson Clayton de Almeida; secretário adjunto; e Luiza de Fátima Anselmo Matos, tesoureira.

 

Em Laranjal Paulista, a nova diretoria é composta por João Carlos Luciano, presidente; Luís Gustavo Mendes Arruda, vice-presidente; Silvana Matilde Andreoni de Toledo, secretária geral; Andrea Fátima Tosa dos Reis, secretária adjunta; e Calixto Genésio Modanese, tesoureiro.

 

Na Subsecção de Porto Feliz foram empossados o presidente Ari Mancio de Camargo, o vice-presidente  Jorge Corrêa; o secretário geral Thiago José Diniz da Silva; a secretária adjunta Olga Maria Mendias Rossi e o tesoureiro Antenor Emilton Campos Vieira.

 

Em Tietê, a nova diretoria é composta por Paulo de Souza Alves Filho, presidente; Viviane Isuf Alves, vice-presidente; José Antonio Rosa da Silva, secretário geral; Antonio Carlos Vicentin Foltran, secretário adjunto; e Agmar Adriana Soares Ramos, tesoureira.

TITULO DE CIDADÃO

O conselheiro federal  e diretor de Relações Institucionais da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso,  foi homenageado com o título de “Cidadão de Laranjal Paulista”, em ato solene realizado logo após a cerimônia de posse coletiva das subseções da região, na noite de quinta-feira (18/04), no auditório da Câmara Municipal.

O presidente da Câmara, vereador Djalma Valdemir Bordignon, leu o extenso histórico de dedicação de D´Urso à advocacia e à sociedade, que vai além da presidência da OAB SP (por três gestões) e o fato de ser atualmente conselheiro federal da Ordem e diretor de Relações Institucionais da OAB SP .

D´Urso agradeceu a homenagem dizendo que “há três formas de aquisição da cidadania”. A primeira é decorrente do nascimento, da origem, e a segunda é aquela que podemos requerer manifestando a esse interesse por conta de nossa descendência, especialmente quando de outros países, “mas a terceira forma de aquisição de cidadania talvez seja a mais significativa e importante, pois é aquela que não vamos buscar ou o acaso e o destino nos reservaram, mas é aquela que os nossos pares e amigos desejam que nos tornemos um deles”, disse D´Urso completando que tornou-se um cidadão laranjalense com muito orgulho.