POSSE DA SUBSECÇÃO DE JAHU ACONTECE JUNTO COM UMA DAS PRINCIPAIS DATAS DE COMEMORAÇÃO DA CIDADE


29/04/2013

Para o presidente da Subsecção de Jahu, Júlio Cesar Fiorino Vicente, foi uma honra tomar posse na mesma data em que se comemora o 86º aniversário da primeira travessia aérea brasileira sobre o Atlântico Sul, do piloto jauense João Ribeiro de Barros. A posse ocorreu na Casa do Advogado e da Cidadania de Jahu , na última sexta-feira (26/04), às 20 horas, e contou com a presença do presidente da OAB SP, Marcos da Costa. Foram empossados Júlio Cesar Fiorino Vicente, presidente; Newton Odair Mantelli, vice-presidente; Sergio Fernando Góes Belotto, secretário geral; Valdete Fatima Trementosa Ferruchi, secretária adjunta; e Edson Tomazelli, tesoureiro.

Inicialmente, Júlio Vicente agradeceu a juíza de Direito de Jahu, Paula Maria de Castro Ribeiro Bressan que,   na sua avaliação,  muito tem valorizado a advocacia e um exemplo disso  foi ter despachado, permitindo  ao advogado apresentar a carteira funcional para ter acesso livre ao fórum: “ Isso demonstra de forma significativa o olhar atento dessa magistrada que não está só voltado à advocacia , mas às causas do jurisdicionado e do fórum. É um exemplo para a magistratura”.

Julio destacou que a subsecção de Jahu , de 80 anos, tem história de luta e resistência. Também fez uma correlação entre a anatomia humana e a estrutura da OAB SP. E concluiu que a missão dos dirigentes da OAB SP só estará concluída quando os advogados puderem ganhar a vida segundo seus esforços, as prerrogativas profissionais não forem mais desrespeitadas, houver a melhora da qualidade do ensino e os advogados se sentirem protegidos dos perigos que se avizinham.

Ao fazer uso da palavra, o presidente Marcos da Costa fez referência ao discurso do presidente da subsecção: "Júlio  se referiu à anatomia humana,  Mas esqueceu de falar sobre o coração,  logo ele pessoa amiga, afável que vem doando parte de sua vida à advocacia, com uma longa folha de serviços prestados à OAB”.

Marcos da Costa afirmou que sempre que vem à   cidade é para comemorar uma conquista da subsecção  jausense: “ Hoje temos duas conquistas. A primeira é a inauguração  do novo auditório da ESA, que representa a força de Jahu , sendo  a primeira sede do interior a ter um curso de pós- graduação da Escola”.

Muitas conquistas

Segundo Costa, a segunda vitória só foi possível  graças ao trabalho  e dinamismo da diretoria da subsecção,   que foi  ter incluído Jahu como sede do Exame de Ordem.  “ Isso transcende o interesse local, é questão de cidadania, a fazer com que o estudante de direito que cursou direito aqui –  como é  o caso de muitas lideranças de Jahu, como o  prefeito  e vereadores – tenham a oportunidade de fazer Exame de Ordem  em  casa e realizar esse sonho de se tornar advogado”, disse Costa, ressaltando que espera voltar à Jahu para comemorar novas conquistas

 O presidente da OAB SP  também citou que a Ordem tem papel diferenciado de qualquer outra entidade similar do mundo e esse reconhecimento não veio gratuitamente, mas foi decorrente do reconhecimento  do trabalho da Ordem, que esteve presente nos principais momentos da história brasileira, nos quais fez a  defesa dos valores do Estado Democrático de Direito. Por  fim, fez um agradecimento e homenagem aos ex-dirigentes da OAB.

Atuação da Caixa

 O vice-presidente a Caasp, Arnor Gomes da Silva  Junior, disse que o foco primordial da Caixa é o atendimento ao advogado carente e a preservação de sua  dignidade. Afirmou  que hoje na Caixa  há um verdadeira exército para fazer esse trabalho, composto por 5 câmaras , integradas por 60 membros. Arnor também lembrou que a Caixa nunca se esquece da advocacia do interior  e hoje tem 6 diretores do interior, a confirmar a nova  visão de Marcos da Costa  O diretor tesoureiro da Caixa, Célio Luiz Bittencourt, apontou que todos trabalham juntos  pelos advogados e desejou uma profícua gestão aos novos diretores de Jahu.

Integraram a mesa dos trabalhos: João Paulo Augusto Serinoli, secretário de negócios jurídicos de Jahu, representando o prefeito; Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP; Ana Paula  Castro Ribeiro Bressan, juíza da comarca da Jauh; Luis Guilherme Gomes Garcia, primeiro promotor de Justiça de Jahu, e os conselheiros Ailton José Gimenez, Edson Roberto Reis, Adriana Bertoni Barbieri, Luis Roberto Mastromauro, Vinicius Alberto Bovo, professora  Ana Vieira, coordenadora geral da ESA-SP,  Carlos Rosseto Júnior , coordenador do curso de Direito das Faculdades Integradas de Jahu, entre outros.