Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / 04 / 29 / POSSE DA SUBSECÇÃO DE JAHU ACONTECE JUNTO COM UMA DAS PRINCIPAIS DATAS DE COMEMORAÇÃO DA CIDADE

Notícias

POSSE DA SUBSECÇÃO DE JAHU ACONTECE JUNTO COM UMA DAS PRINCIPAIS DATAS DE COMEMORAÇÃO DA CIDADE


29/04/2013

Para o presidente da Subsecção de Jahu, Júlio Cesar Fiorino Vicente, foi uma honra tomar posse na mesma data em que se comemora o 86º aniversário da primeira travessia aérea brasileira sobre o Atlântico Sul, do piloto jauense João Ribeiro de Barros. A posse ocorreu na Casa do Advogado e da Cidadania de Jahu , na última sexta-feira (26/04), às 20 horas, e contou com a presença do presidente da OAB SP, Marcos da Costa. Foram empossados Júlio Cesar Fiorino Vicente, presidente; Newton Odair Mantelli, vice-presidente; Sergio Fernando Góes Belotto, secretário geral; Valdete Fatima Trementosa Ferruchi, secretária adjunta; e Edson Tomazelli, tesoureiro.

Inicialmente, Júlio Vicente agradeceu a juíza de Direito de Jahu, Paula Maria de Castro Ribeiro Bressan que,   na sua avaliação,  muito tem valorizado a advocacia e um exemplo disso  foi ter despachado, permitindo  ao advogado apresentar a carteira funcional para ter acesso livre ao fórum: “ Isso demonstra de forma significativa o olhar atento dessa magistrada que não está só voltado à advocacia , mas às causas do jurisdicionado e do fórum. É um exemplo para a magistratura”.

Julio destacou que a subsecção de Jahu , de 80 anos, tem história de luta e resistência. Também fez uma correlação entre a anatomia humana e a estrutura da OAB SP. E concluiu que a missão dos dirigentes da OAB SP só estará concluída quando os advogados puderem ganhar a vida segundo seus esforços, as prerrogativas profissionais não forem mais desrespeitadas, houver a melhora da qualidade do ensino e os advogados se sentirem protegidos dos perigos que se avizinham.

Ao fazer uso da palavra, o presidente Marcos da Costa fez referência ao discurso do presidente da subsecção: "Júlio  se referiu à anatomia humana,  Mas esqueceu de falar sobre o coração,  logo ele pessoa amiga, afável que vem doando parte de sua vida à advocacia, com uma longa folha de serviços prestados à OAB”.

Marcos da Costa afirmou que sempre que vem à   cidade é para comemorar uma conquista da subsecção  jausense: “ Hoje temos duas conquistas. A primeira é a inauguração  do novo auditório da ESA, que representa a força de Jahu , sendo  a primeira sede do interior a ter um curso de pós- graduação da Escola”.

Muitas conquistas

Segundo Costa, a segunda vitória só foi possível  graças ao trabalho  e dinamismo da diretoria da subsecção,   que foi  ter incluído Jahu como sede do Exame de Ordem.  “ Isso transcende o interesse local, é questão de cidadania, a fazer com que o estudante de direito que cursou direito aqui –  como é  o caso de muitas lideranças de Jahu, como o  prefeito  e vereadores – tenham a oportunidade de fazer Exame de Ordem  em  casa e realizar esse sonho de se tornar advogado”, disse Costa, ressaltando que espera voltar à Jahu para comemorar novas conquistas

 O presidente da OAB SP  também citou que a Ordem tem papel diferenciado de qualquer outra entidade similar do mundo e esse reconhecimento não veio gratuitamente, mas foi decorrente do reconhecimento  do trabalho da Ordem, que esteve presente nos principais momentos da história brasileira, nos quais fez a  defesa dos valores do Estado Democrático de Direito. Por  fim, fez um agradecimento e homenagem aos ex-dirigentes da OAB.

Atuação da Caixa

 O vice-presidente a Caasp, Arnor Gomes da Silva  Junior, disse que o foco primordial da Caixa é o atendimento ao advogado carente e a preservação de sua  dignidade. Afirmou  que hoje na Caixa  há um verdadeira exército para fazer esse trabalho, composto por 5 câmaras , integradas por 60 membros. Arnor também lembrou que a Caixa nunca se esquece da advocacia do interior  e hoje tem 6 diretores do interior, a confirmar a nova  visão de Marcos da Costa  O diretor tesoureiro da Caixa, Célio Luiz Bittencourt, apontou que todos trabalham juntos  pelos advogados e desejou uma profícua gestão aos novos diretores de Jahu.

Integraram a mesa dos trabalhos: João Paulo Augusto Serinoli, secretário de negócios jurídicos de Jahu, representando o prefeito; Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP; Ana Paula  Castro Ribeiro Bressan, juíza da comarca da Jauh; Luis Guilherme Gomes Garcia, primeiro promotor de Justiça de Jahu, e os conselheiros Ailton José Gimenez, Edson Roberto Reis, Adriana Bertoni Barbieri, Luis Roberto Mastromauro, Vinicius Alberto Bovo, professora  Ana Vieira, coordenadora geral da ESA-SP,  Carlos Rosseto Júnior , coordenador do curso de Direito das Faculdades Integradas de Jahu, entre outros.