PRESIDENTE DA OAB SP PROFERE PALESTRA E ASSINA CONVÊNIO COM O ROTARY


09/05/2013

Nesta quarta-feira (8/5), às 13 horas, o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, proferiu palestra sobre “Advocacia e Cidadania” no Rotary Club de São Paulo, onde também assinou termo de parceria para formação de uma comissão de trabalho conjunto entre as duas entidades para identificação de projetos de interesse social comum.

Marcos da Costa iniciou sua palestra ressaltando o papel de destaque do advogado na história do Brasil, que sempre esteve presente nos principais momentos da vida nacional, a defender os valores democráticos e republicanos. Lembrou que Constituição Federal declara no art.133 que o a advogado é indispensável à administração da Justiça e que a responsabilidade do advogado é dar suporte aos direitos do cidadão.

O presidente a OAB SP destacou que a OAB tem no Brasil uma missão que não encontra paralelo em outros países. A entidade promove a seleção e disciplina dos advogados que, em outras nações, fica a cargo do judiciário. Também lembrou que a Ordem participa da composição dos tribunais de segunda instância e superiores pela via do Quinto Constitucional.

Costa citou uma série de projetos voltados à cidadania  desenvolvidos pela OAB SP, como o OAB Vai à Escola, que atendeu 3 milhões de estudantes da rede pública de ensino, explicando  direitos e deveres aos jovens e ajudando a formar cidadãos. Também falou do projeto que arrecada toneladas de leite em pó todo ano,  como taxa de participação em eventos culturais da OAB, e que são doados a entidades filantrópicas.

O presidente a OAB também falou  sobre a origem da CAASP, criada seis anos após a OAB SP, para amparar um advogado que vivia em penúria e que hoje atende três mil advogados em dificuldades financeiras com auxilio mensal, que chamou de a maior demonstração de solidariedade de uma classe. Por fim, disse que atuação na OAB SP; assim como no Rotary ,permite contribuir para que o próximo tenha uma vida melhor.

Marcos da Costa recebeu dos dirigentes do Rotary  Club de São Paulo título de presença e gravura. Participaram da mesa de trabalhos: Antonio Wadih Haddad, presidente do Rotary; Francisco Carneiro de Souza, ex-presidente; Ivo Nascimento, diretor da Comissão da Fundação Rotária; Reinaldo Franco, governador do distrito 4610; Álvaro Baptista Camilo, vereador , e Luiz Álvaro de Meses Filho, 1º secretário de gestão 2011/2012.