CULTURA REALIZOU CONGRESSO PARA CELEBRAR DIA DE SANTO IVO


23/05/2013

Para celebrar o Dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados, o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, por meio do Núcleo de Aprimoramento Jurídico e Integração Cultural (NAJIC), e Coordenadoria de Ação Social da OAB SP – coordenadora Clarice D´Urso, promoveu o “Congresso dos Advogados”, no último dia 18, no Teatro Gazeta.

 

“O congresso foi uma oportunidade para os advogados conhecerem um pouco mais sobre peticionamento eletrônico, porque ainda há muitas dúvidas, e também para aprender técnicas de oratória e de liderança”, ressaltou o diretor do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, Umberto D´Urso.

 O mestre em Ciências da Comunicação e autor de vários livros, Reinaldo Polito, foi o primeiro palestrante do dia e falou sobre “Oratória para advogados e estudantes de Direito”. 

“Quando um advogado se interessa em dominar a oratória já está consciente dos benefícios que esse estudo trará para sua carreira. É simples deduzir que, como advogado, é preciso enfrentar, ou já enfrenta, situações de pressão e até de nervosismo, como na dinâmica das audiências trabalhistas e na sustentação oral perante os tribunais superiores ou até mesmo nas teses de defesa ou de acusação no Tribunal do Júri. Por isso a comunicação desenvolta, de qualidade, competente é fundamental para o sucesso da sua atividade no campo do direito”, explicou Polito.

 

O médico Jô Furlan, escritor e precursor da “Inteligência Comportamental Humana – Inteligência do Sucesso”, apresentou a palestra “Liderança Inteligente”, que tratou das necessidades imprescindíveis para se tornar um grande líder: A  inteligência do sucesso nada tem a ver com Q.I. (quociente de inteligência), nem está relacionada aos níveis intelectual ou social. Na verdade, ela é mais comum que imaginamos. Muitas vezes deixamos de acreditar no que podemos fazer pois perdemos a confiança e nossa autoestima esta baixa, sendo assim o conhecimento da inteligência comportamental com certeza, é capaz de ajudar as pessoas a  terem mais poder para mudarem suas vidas de forma mais efetiva e realizarem ainda mais aquilo que desejam”.

 A última palestra foi proferida pelo advogado José Antonio Milagre, perito forense em Informática e Telecomunicações, e tratou de “Certificação Digital e Processo Eletrônico na Prática”.

 Os pacotes de leite em pó integral doados pelos participantes serão distribuídos entre as instituições assistenciais Instituto Menino São Judas Tadeu, Igreja Central Evangélica Armênia de São Paulo e a Associação Cruz Verde.