COSTA DEFENDE CONSTRUÇÃO DO NOVO FÓRUM, NA POSSE DE GUARULHOS


29/05/2013

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, explicitou publicamente que vai pedir ao presidente do TJ SP, Ivan Sartori, “empenho na construção do novo Fórum de Guarulhos, por que sabemos da necessidade e do esforço de todos os advogados e advogadas guarulhenses”. A afirmação tem como base a decisão do TJ SP de utilizar recursos do Fundo Especial de Despesa do TJ para construir 36 novos fóruns em todo o estado.

Ainda durante a posse festiva da nova diretoria da Subseção de Guarulhos, Marcos da Costa aproveitou para incentivar o prefeito da cidade, Sebastião Almeida, a assinar com a OAB SP o convênio para a assistência judiciária municipal, “para que a população carente de Guarulhos tenha a oportunidade de pleno acesso à Justiça, nas mãos competentes, sérias, capacitadas e éticas dos advogados e advogadas daqui”. O prefeito de Guarulhos, por sua vez, elogiou a advocacia local e a “atitude muito bonita de quem se dispõe a dedicar boa parte da sua vida a causas coletivas, pensando naquilo que pode servir a muito mais gente”, citando o trabalho gratuito que os dirigentes da subseção desempenham em prol da classe e da Ordem.

O presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, levou aos advogados de Guarulhos a recomendação de usarem cada vez mais os serviços da Caixa, que vão desde descontos em medicamentos até equipamentos de informática. Falando das campanhas saúde preventiva, Canton Filho lembrou que “este ano já compramos e utilizamos 28 mil vacinas [contra a gripe] e compramos mais para suprir o fim da campanha, de modo que poderemos chegar à 30 mil advogados protegidos contra a gripe”.

Trabalho, credibilidade e fé

“Acredito que a fé em Deus é o que dá sentido e finalidade para nossas vidas, a fraternidade entre os homens transcende a soberania das nações em que a Justiça econômica pode ser melhor obtida por homens livres através de livre iniciativa”; assim Fábio de Souza Santos, presidente da Subseção de Guarulhos, iniciou o discurso de posse, que foi marcado por enaltecer os conceitos de trabalho, credibilidade e fé.

Para o triênio 2013/2015, a diretoria da Subseção de Guarulhos será formada por: Fábio de Souza Santos (presidente), Rogério Martir (vice-presidente), José Pedro Chebatt Júnior (secretário geral), Clarice Vaitekunas Arquely (secretária adjunta) e Selma Regina Grossi de Souza (tesoureira).

Lembrando que a Constituição coloca o advogado como figura indispensável à administração da Justiça, o presidente da Subseção de Guarulhos evocou a vertente pacificadora, de busca de solução de litígios, que a advocacia deve manter. “Paz social não significa a ausência de litígio, mas sim a presença de Justiça”, opinou Santos, que concluiu: “agradeço a todos que na gestão passado emprestaram parte de seu tempo e colaboraram com os trabalhos da Ordem, o que foi fundamental para a minha reeleição, junto com esta nova diretoria”.

A mesa diretora para a posse festiva da nova diretoria da Subseção de Guarulhos foi composta por: Marcos da Costa (presidente da OAB SP), Sebastião Almeida (prefeito de Guarulhos), Fábio Romeu Canton Filho (presidente da CAASP), Carlos Roberto Fornes Mateucci (tesoureiro da OAB SP), Fábio de Souza Santos (presidente da Subseção de Guarulhos), Ivo Antônio Andrade Moura (juiz da décima vara civil da Comarca de Guarulhos), Severino José da Silva Filho (secretário municipal de Assuntos Jurídicos).