D´URSO PARTICIPA DE SOLENIDADE DO 148º ANIVERSÁRIO DA BATALHA DO RIACHUELO


17/06/2013

O conselheiro federal e diretor da Comissão de Relações Institucionais da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, participou das comemorações do 148º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, no último dia 11, um dos episódios mais violentos e mortíferos da Guerra do Paraguai. D’Urso representou o presidente da OAB SP Marcos da Costa. A solenidade aconteceu na sede do 8º Distrito Naval, em São Paulo.

 

 

“A comemoração lembra a Batalha ocorrida em 1865, quando a Marinha Brasileira impôs derrota aos Paraguaios, no rio Riachuelo, afluente do rio Paraná, durante a Guerra do Paraguai. É a data magna da Marinha que deve ser lembrada e celebrada”, explicou D´Urso.

 

A cerimônia contou com a presença do comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Liseo Zampronio.

 

A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864, a partir da ambição do ditador Francisco Solano Lopes, que tinha como objetivo aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata. A guerra opôs o Paraguai ao Brasil, ao Uruguai e a Argentina, que formaram a Tríplice Aliança e derrotaram o país vizinho.