BRAGANÇA SEDIA 1ª CONFERÊNCIA REGIONAL DOS ADVOGADOS


28/06/2013

A cidade de Bragança Paulista sediou a “1ª Conferência Regional da Advocacia” (gestão 2013/2015), que reuniu no dia 21 de junho, diretores e advogados das subsecções de Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Itapira, Mairiporã, Piracaia, Serra Negra e Socorro, na Casa do Advogado (reunião da manhã) e na Universidade São Francisco (atividades da tarde e noite).

 

 

Na avaliação do presidente da OAB SP, Marcos da Costa, o novo formato da Conferência Regional, que concentrou todas as atividades em um único dia teve o resultado esperado: “Foi muito produtiva a reunião fechada com os dirigentes das Subsecções; assim como a aberta com toda a advocacia da região, pois contribuiu para enriquecer nossa administração com novas ideias e novos desafios e permitiu uma prestação de contas com toda a advocacia da região”.

 

Igualmente para o coordenador da Conferência Regional, o secretário-geral da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, o novo formato foi positivo. “A divisão dessa regional, oriunda de Campinas, proporcionou maior participação da advocacia local, tanto dos dirigentes, quanto dos advogados, que ficaram atentos aos painéis”, disse o diretor. Para Caio Augusto, essa regionalização constituiu o reconhecimento da representação do interior, uma marca constante da gestão Marco da Costa.  “Cada vez mais estamos presentes para ouvir os reclamos e sugestões dos advogados em todo o Estado e dialogar na busca de soluções”,  disse Caio.

 

O secretário-geral adjunto, Antonio Ruiz Filho, disse que o novo  formato das Conferências Regionais fortalece a integração entre administrações que compõem a Ordem: “O formato ficou interessante e os trabalhos se desenvolveram de forma mais célere, com reunião administrativa pela manhã e exposição das comissões e palestra à tarde/noite. Cada Subsecção trouxe seu pleito e em contrapartida houve o compromisso de buscar a solução pela Seccional".

 

 

O presidente da subsecção anfitriã, Marcos Túlio de Souza Bandeira acredita que a Conferência Regional  ajudou a encurtar a distância entre os advogados de São Paulo e do Interior, além de fortalcer  o sentimento de grupo e a advocacia: Certamente os efeitos virão, porque temos problemas muito parecidos e as soluções virão para todos”.

 

Comissões e Homenagens

 

A primeira atividade da tarde foram palestras realizadas pelo Diretor de Ética e Disciplina, José Maria Dias Neto;  pelo Diretor de Cultura e Eventos, Umberto Luiz Borges D'Urso; pelo Diretor de Direitos e Prerrogativas, Ricardo Toledo Santos Filho; pelo Presidente da Comissão de Assistência Judiciária, Alexandre Ogusuku; pela Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Gislaine Caresia e pelo Presidente da Comissão do Jovem Advogado, Everton Simon Zadikian.

 

Ao final das exposições e debate com os advogados, a vice-presidente da OAB SP Ivette Senise Ferreira fez um balanço dos trabalhos, afirmando que todos saíram enriquecidos: “Percebemos grande interação da região. Todas as sugestões encaminhadas pelas Subsecções serão discutidas e servirão para o aprimoramento do trabalho da Seccional. Para Senise Ferreira, a interação entre Seccional e Subsecções possibilita uma reflexão sobre a natureza e o rumo dos trabalhos por elas desenvolvidos.

 

No segundo bloco, o presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho fez uso da palavra e destacou a amplitude dos serviços prestados pela Caixa aos advogados, atualmente.  Citou que tem ajudado na inserção digital do advogado, realizando parcerias com empresas que comercializam equipamento de informática com desconto real para os advogados. Lembrou que de 5 a 30 de agosto haverá novamente a promoção de venda de livros com 50% de descontos sobre o preço de capa que, no ano passado, atendeu mais de 35 mil advogados e vendeu mais de 100 mil livros. O presidente da Caasp também citou que as farmácias da Caixa estão com promoção de medicamentos genéricos (1.200) de uso contínuo com descontos que chegam até a 80%. Canton enfatizou, ainda, que com o desconto obtido nessas promoções, o advogado já tem o retorno da anuidade que pagou, sem falar nos descontos promovidos por outros setores, como montadoras de carro.

 

A última atividade da 1ª Conferência Regional foi uma homenagem aos Advogados decanos da região: José Amuos Vasconcellos Diniz, Saulo Polcai, Sergio Rubens de Araújo Vasconcellos Daly de Camargo Gomes, Fernando Serra, Margareth Salomão Chama e Heitor Gayer. A homenagem foi antecedida pela palestra do médico Jô Furlan, percursor da Inteligência Comportamental Humana, que falou sobre “Inteligência do Sucesso – Liderança Inteligente” e mobilizou todo o auditório com práticas interativas.