PARCERIA VAI OFERECER CURSO DE ESPANHOL COM DESCONTOS PARA ADVOGADOS


10/07/2013

A OAB SP/CAASP e o Instituto Cervantes firmaram nesta sexta-feira (05/07) parceria para oferecer cursos de língua espanhola para advogados e estagiários com descontos entre 10% a 25% em cursos presenciais. O convênio foi assinado pelos presidentes da OAB SP, Marcos da Costa; da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho e pelo diretor do Instituto, Pedro Benítez Pérez.

 

Para Fábio Canton Filho, essa é mais uma parceria OABSP/CAASP no âmbito cultural e educacional para que o advogado tenha acesso facilitado, com descontos, à língua espanhola. “É um compromisso de gestão, tanto da anterior, quanto da atual, visando propiciar à advocacia acesso a idiomas estrangeiros, para que o advogado possa se aprimorar profissionalmente e pessoalmente”, disse, lembrando que a Caixa tem parcerias com outras escolas de idiomas – Aliança Francesa, União Cultural Brasil – Estados Unidos e Instituto Goethe.

 

Por ser o espanhol a segunda língua mais falada no mundo, o presidente da OAB SP Marcos da Costa ressalta que o convênio deve ter grande procura, pois abre oportunidades de aprendizado da língua; mas também de integração cultural entre advogados brasileiros e espanhóis. “Há uma grande identidade na estrutura jurídica entre Brasil e Espanha, o que torna ainda mais interessante o intercâmbio da advocacia entre os dois países", justificou.

 

Durante a assinatura do convênio, o cônsul geral da Espanha em São Paulo, Ricardo Martinez, destacou que esse tipo de parceria é muito importante para construir, pouco a pouco, relações em todos os setores entre os dois países. Segundo ele, os valores de investimentos da Espanha no Brasil são o segundo maior no mundo, mais do que França e Alemanha juntos. “Isso gera muito atividade na advocacia. O convênio vai facilitar o aprendizado do espanhol mas, sobretudo, ampliar o conhecimento e as relações entre os advogados dos dois países”, disse.

 

Segundo Pedro Pérez, os cursos presenciais do Instituto Cervantes serão oferecidos em São Paulo, nas unidades da Paulista e Paraiso, mas haverá cursos a distância em várias modalidades, que podem ser acessados por todos os advogados e estagiários em todo o Estado, sendo que os descontos oferecidos são extensivos aos cônjuges e filhos. Para fazer a matrícula basta entrar em contato com o Instituto Cervantes.

 

Na avaliação de George Niaradi, conselheiro e presidente da Comissão de Relações Institucionais da OAB SP, embora o curso com a Aliança Francesa seja um sucesso, tendo atraído mais de mil advogados, ele acredita que o novo curso de língua espanhola atraia maior número de participantes por dois motivos: Dimensão de oportunidades e negócios possibilitados pela língua espanhola hoje no mundo  e pelo fato de o advogado ter uma formação certificada pelo governo espanhol, por meio do Instituto Cervantes. "Esses fatores serão determinantes para que a demanda da advocacia cresça de maneira exponencial”, afirmou.

 

O Instituto Cervantes foi criado em 1991 com a missão de promover, ensinar e difundir a língua e a cultura espanholas. Iniciou suas atividades em São Paulo em 1998 e mantém amplo programa de atividades culturais.

Instituto Cervantes: (11)3897 96 00

informasao@cervantes.es