GOVERNADOR ELOGIA PARCERIA DA OAB SP NO CRATOD


12/07/2013

“O Cratod deu certo, com a união no mesmo local da Justiça, do Ministério Público e dos advogados. Quero agradecer OAB SP, especialmente a Comissão de Estudos sobre Educação e Prevenção de Drogas pelo trabalho. Aonde há interesse público, a OAB SP se faz presente, ajudando quem precisa. Foram 4.300 atendimentos. Tivemos 1126 internações até a semana passada pelo Cratod. Dessas 91% voluntárias e 9% involuntárias”, disse o governador na cerimônia de posse da Comissão, realizada na última quarta-feira (26/6), no Salão Nobre da Ordem.

 

Na cerimônia, o presidente da OAB SP, Marcos da Costa reconduziu ao cargo de presidente o conselheiro seccional Cid Vieira de Souza Filho, que comanda a comissão desde sua criação em 2010.

 “Cid Vieira assumiu a missão que é fundamental para a Ordem, que é regida por lei federal e tem dupla função: a corporativa e a institucional. É nessa última que atua o Cid, em defesa dos valores mais caros para a Ordem, os valores do Estado Democrático de Direito, da justiça social, pois a comissão atua na recuperação do cidadão, cumprindo uma função inerente a advocacia na busca pela paz e pela Justiça”, disse o presidente.

 O governador Alckmin ressaltou ainda que a questão das drogas para ser resolvida “precisa de um esforço coletivo para combater duramente o tráfico, pois enfrentamos uma epidemia de crack. Somos o primeiro país do mundo em consumo de crack e o segundo em consumo de cocaína. Por isso esse trabalho desenvolvido pela comissão presidida por Cid Vieira é tão importante. Criamos o cartão recomeço para as entidades, porque quando o usuário sai do hospital, aí sim, começa o tratamento. Ele precisa ter uma comunidade terapêutica, casa transitória, até a reinserção total do dependente”, explicou.

 

Para a secretária de Justiça e Defesa da Cidadania Eloisa Arruda, o balanço no Cratod nos últimos seis meses foi maravilhoso, “porque acolheu familiares com participação fundamental da OAB e o trabalho voluntário dos advogados dando encaminhamento jurídico. Sem a OAB não estaríamos prestando esse serviço à população”.

 O presidente Marcos da Costa homenageou Cid Vieira com uma placa por ser “o idealizador do movimento mutirão pela vida, em sinal de agradecimento ao trabalho de cidadania, de preocupação humanística com o sofrimento dos dependentes químicos e seus familiares.”. 

Segundo Cid Vieira de Souza Filho, o Cratod veio para ficar. Estamos conseguindo os familiares dos dependentes químicos e a OAB é a entidade que mais atende no Cratod de forma voluntária”, afirmou.

Cid Vieira Filho agradeceu a presença de todos e ressaltou que pela primeira vez um governador do Estado prestigia uma cerimônia de posse de uma Comissão da OAB SP. Ele juntamente com o presidente Marcos da Costa entregam placas de homenagem ao governador e à secretária de Justiça. Também foram homenageados os advogados e juízes que atuam no Cratod.

 “Quero homenagear o governador em nome da Comissão pela coragem em enfrentar a questão do crack e das drogas no nosso Estado. Um audacioso projeto, sem se preocupar com discussões ideológicas, mas preocupado com os dependentes químicos, o sofrimento das mães, pais e familiares. Quero homenageá-lo também por essa visão humanista em beneficio da nossa sociedade”, ressaltou Cid Vieira. O presidente da Comissão antidrogas finalizou dizendo que esse “era a realização de um sonho e vamos continuar postulando em prol dos dependentes químicos e seus familiares.”.

 A mesa da solenidade de posse foi composta pelo presidente da OAB SP, Marcos da Costa, pelo governador Geraldo Alckmin, pelo presidente empossado, Cid Vieira de Souza Filho, pelo conselheiro federal e presidente da Comissão de Relações Institucionais, Luiz Flávio Borges D´Urso, pela secretária de Justiça e Defesa da Cidadania, Eloísa de Sousa Arruda, pelo ex-presidente da OAB SP, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, pelo desembargador José Gaspar Gonzaga Francisquini, vice-presidente Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, pela vice-presidente da OAB SP,Ivette Senise, pelo delegado diretor do Denarc ,Marco Antonio Novaes de Paula Santos, representando delegado geral da polícia civil, e pelo desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan.

 Prestigiaram a cerimônia de posse o secretário geral adjunto da OAB SP Antonio Ruiz Filho, o diretor tesoureiro e presidente do CESA Carlos Roberto Fornes Mateucci, a diretora da Comissão da Mulher Advogada Tallulah Carvalho, o diretor adjunto do Departamento de Cultura e Eventos, Umberto D´Urso, o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Visitas e Recepção, Alessandro Brecailo; o conselheiro seccional Anis Kfouri Júnior, o presidente da Comissão de Segurança Pública e conselheiro seccional Arles Gonçalves Junior, a conselheira seccional Helena Maria Diniz, o presidente da Comissão do Advogado Assalariado, Lívio Enescu, e os conselheiros seccionais Otávio Augusto Rossi Vieira, Rosângela Maria Negrão e Rui Augusto Martins, além da conselheira da OAB do Ceará Janaína Lima; os promotores Afonso Prestes e Sergio Passos Simas, o coronel PM Glauco Silva de Carvalho – representando o comandante geral da PM; a juíza assessora Maria de Fátima Pereira da Costa e Silva; representando o corregedor geral do TJ, as delegadas Fabiana Sarmento de Sena e Elizabete Massuno, o juiz Samuel Karasin, o presidente da Comissão de Cooperativismo Constantino Savatore Morello Junior; o presidente da Comissão do Jovem Advogado, Everton Simon Zadikian, Renata Soares, representando o vereador Aurélio Nomura; o coronel Raul Monfrano – adido da embaixada da Bolívia; Issao Oshima, representando o deputado federal Keiko Ota; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, os conselheiros seccionais Katia Boulos e Luís Roberto Mastromauro, Jacqueline Satriani, representando o coordenador de políticas sobre drogas; Carmen Aquino, do instituto Quero mais, quero paz; e Bárbara Travassos, representando o secretário de Segurança Pública.