CINE DEBATE ANALISA "SÓCRATES"


18/07/2013

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, por meio do Núcleo de Aprimoramento Jurídico e Integração Cultural (NAJIC), e a Comissão de Estudos de Direito, Literatura e Filosofia da OAB SP promovem a exibição do filme “Sócrates”, na próxima edição do Cine Debate – dia 20 de julho (sábado), às 14 horas, no Salão Nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385 – 1º andar).

O longa metragem é dirigido pelo italiano Roberto Rossellini, que construiu uma cinebiografia de Sócrates (470 – 333 a.C.), um dos maiores filósofos da humanidade. Rossellini mostra o final da vida de Sócrates, destacando o julgamento e sua condenação à morte, trazendo para os espectadores os célebres diálogos socráticos.

“Apologia”, discurso de defesa do filósofo; “Críton”, em que um dos seus discípulos tenta convencê-lo a fugir da prisão; e “Fédon”, com seus últimos ensinamentos antes de tomar a cicuta; são peças filosóficas clássicas, transportados para a sétima arte.

Sócrates é mais uma aula de cinema de Rossellini e um programa obrigatório para os interessados em Filosofia.

Inscrições pelo site da OAB SP (em Cursos e Eventos) ou na sede da OAB SP (Praça da Sé, 385 – Térreo), mediante a doação de 1 lata ou pacote de leite integral em pó (400g), entregues no dia do evento.

 

Abertura

Umberto Luiz Borges D´Urso

Advogado; Conselheiro Secional e Diretor do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.

 

Coordenador do Evento

Luiz Ricardo Madeira Moreira Salata

Advogado e Coordenador do NAJIC da OAB SP.

 

Debatedores

Gustavo Smizmaul Paulino

Advogado; Mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela PUC SP. Professor Universitário.

João Ibaixe Júnior

Advogado Criminalista; Coordenador do NAJIC e Presidente da Comissão de Estudos em Direito, Literatura e Filosofia da OAB SP.