DEPOIMENTOS PARA A COMISSÃO DA VERDADE


30/07/2013

No dia 5 de agosto, às 10 horas, no salão nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385 1º andar), a Comissão da Verdade da OAB SP tomará o depoimento dos advogados: Rosa Cardoso, coordenadora da Comissão Nacional da Verdade; José Carlos da Silva Arouca (sindicalistas), Leopoldo Paulino e Paulo Sérgio Leite Fernandes (prerrogativas). Na sequência, às 11 horas, as Comissões da Verdade Nacional e da OAB SP tomam novos depoimentos na Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) dos advogados: José Carlos Dias (Comissão Nacional da Verdade), do deputado Adriano Diogo, presidente da Comissão da Verdade Estadual, e dos advogados Idibal Pivetta (presos políticos) e Wellington Cantal (sindicalistas).

Conheça os depoentes:

 

 

Rosa Maria Cardoso da Cunha

Advogada, professora e escritora. Coordenador nacional da Comissão Nacional da Verdade. Graduada pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1969. Mestrado em Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e doutorado em Ciência Política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro- IUPERJ.

 

José Carlos da Silva Arouca

Advogado, desembargador  do TRT-2 aposentado, membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, autor do livro “Organização Sindical no Brasil, Passado,  Presente. Futuro (?)”.

 

 Leopoldo Paulino

Cineasta e ex-vereador em Ribeirão Preto, dirigiu o filme “Tempo de Resistência”. Foi preso político pela primeira vez aos dezoito anos durante o 30º Congresso da UNE. Integrou a Ação Libertadora Nacional (ALN) comandada por Carlos Marighella. Exilado político, viveu em vários países como Chile, Argentina, Panamá, França e Dinamarca.

 

Paulo Sérgio Leite Fernandes

Advogado criminalista há 52 anos, autor de vários livros jurídicos e romances, professor de Processo Penal e ex-conselheiro federal do Conselho Federal da OAB e membro do Conselho de Prerrogativas da 1ª Turma Julgadora da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB SP.

 

José Carlos Dias

Advogado e integrante da Comissão Nacional da Verdade, defensor de presos políticos durante a ditadura militar, foi secretário de Justiça do Estado de São Paulo e Ministro da Justiça, ex-conselheiro da OAB SP e um dos autores da “Carta aos Brasileiros”, da Faculdade de Direito da USP, repudiando a ditadura.

 

 Adriano Diogo

Geólogo formado pela USP, é deputado estadual e presidente da Comissão da Verdade Rubens Paiva, da Alesp. Foi também vereador por quatro mandatos e secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente.

 

Idibal Matto Pivetta

Membro da Comissão da Verdade da OAB SP, é advogado e dramaturgo, fundador do grupo União e Olho Vivo. Defensor de presos políticos durante a ditadura militar, teve a casa invadida. Em em 2011 conquistou o prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos da OAB SP.

 

Wellington Rocha Cantal

Advogado, formadopela UERJ, em 1962, foi presidente das subsecções de Duque de Caxias e São João do Meriti (RJ). Advogada para sindicatos e foi preso e torturado durante a ditadura militar.