JORNADA DE NOVOS MERCADOS APONTA OPORTUNIDADES DE TRABALHO


07/08/2013

A Comissão do Jovem Advogado da OAB SP promoveu a “1ª Jornada de Novos Mercados de Trabalho para o Advogado em Início de Carreira”, no dia 3 de agosto, no Teatro Gazeta.

 

 

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, abriu o evento falando dos objetivos e da importância da Comissão do Jovem Advogado.

 

“Agosto é um mês de muitas comemorações e começamos com esse evento do Jovem Advogado. A nossa gestão tem algumas marcas e talvez a principal seja fazer com que o jovem venha para a Ordem, participe, atue nas comissões. É com a força da juventude que faremos mais uma revolução na OAB SP”, afirmou.

 

O conselheiro federal e diretor da Comissão de Relações Institucionais da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’ Urso destacou o apoio que a Ordem oferece aos novos advogados.

 

“O jovem precisa ter na Ordem o apoio necessário para iniciar sua vida profissional. É evidente, em todas as carreiras, o primeiro passo é sempre difícil, mas isso é diminuído na medida em que esse novo profissional se prepara melhor. Quando a OAB abre suas portas para os recém-formados e os estudantes, criando um ambiente para que ele tenha mais facilidade na inserção no mercado de trabalho, assim a Ordem está cumprindo seu papel”, reafirmou.

 

Para ele, é preciso dizer aos novos advogados que o mercado está em expansão em razão de novos mercados que surgiram, como Direito do Consumidor, Direito Ecológico, Informática, Direito Desportivo.

 

“São nichos novos que os advogados mais antigos não tinham. Hoje esse mercado se expande e reclama por profissionais que conheçam essas matérias. Mas o essencial é nunca parar de estudar”, ressaltou.

 

“É uma oportunidade para o recém-formado tomar contato com uma série de segmentos novos do Direito, o que auxilia no direcionamento profissional e na busca por nichos de mercado. Aqui também o novo advogado toma contato com profissionais mais experientes”, disse o presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho.

 

O presidente da Comissão organizadora, Everton Simon Zadikian, falou do objetivo da Jornada.

 

“Cada um de nós aqui tem um papel fundamental na história da OAB e uma função impar. E hoje estamos aqui para informar ao novo advogado quais são os campos de trabalho que está em crescimento. Isso demonstra o comprometimento contínuo da Ordem com o aprimoramento dos advogados”, destacou.

 

Para Luiz Fernando Rabelo Chacon, membro da Comissão do Jovem Advogado, coordenador de Novos Mercados e Gestão para Novos Advogados, a intenção é fortalecer o posicionamento do novo advogado, que deve receber todo o apoio da OAB na sua formação profissional, na gestão do escritório “e assim montamos a 1ª Jornada, que tem o objetivo de trabalhar a possibilidade que o ele tem de alcançar novos mercados, com menor concorrência e, portanto, com maior capacidade de trabalho.”

 

A mesa do evento contou com as presenças do presidente da OAB SP, Marcos da Costa; do presidente da Comissão do Jovem Advogado, Everto Simon Zadikian; do presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, de Luiz Flávio Borges D´Urso, conselheiro federal e diretor da Comissão de Relações Institucionais; de Rui Augusto Martins, conselheiro seccional; de Eduardo Cesar Leite, presidente da Comissão Especial de Gestão das Guardas e Defesa Civil; de Júlio Cesar da Costa Caires Filho, conselheiro seccional; de Luís Roberto Mastromauro, conselheiro seccional; de Gislaine Caresia, presidente da Comissão da Mulher Advogada; de Daniel Sibille, advogado especialista em compliance; de Luís Fernando Rabelo Pacheco, coordenador acadêmico de Gestão e Novos Mercados da Comissão do Jovem Advogado; de Leandro Caldera Nava, vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado; de Jeferson de Abreu Carvalho, secretário geral da OAB de Santana; e de Pedro Soliani de Castro, presidente da Comissão do Jovem Advogado da Subsecção de Pinheiros.